quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Comentario sobre o documentario " Burraco Branco"

Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Educação – Campus XIV
Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura – Licenciatura
Docente – Wilson Carneiro
Componente Curricular – Diversidade Linguística
Discentes - Cristina, Elielza, Gardênia, José Elievaldo, Mayane Márcia e Marinez.

Documentário Buraco Branco
A Ciência e a Tecnologia a quem servira? Qual a evolução necessária dos humanos na perspectiva do criador?

Através da exposição do filme, percebemos que atualmente há um acúmulo imenso de informações, diante disso nós humanos nos encontramos completamente perdidos, sem saber como lhe dar com tais informações.
Ao longo da história a ciência vem modificando a vida do homem, no entanto não podemos dizer precisamente que estas modificações estão sendo benéficas a nós como seres humanos. A generosidade, a preocupação com o próximo estão ficando de lado; os avanços tecnológicos dentre outras coisas serviu principalmente para aguçar a ambição do homem, e para saciar esta ambição não importa quem sofrerá as consequências. A preocupação com o outro e com as futuras gerações, praticamente não existe mais, contrariando assim, o desejo do criador.
Diante do caos que a humanidade está enfrentando, só nos resta agora rever e mudar nossas atitudes, para assim tentarmos salvar o pouco que ainda nos resta.
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Educação – Campus XIV
Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura – Licenciatura
Docente – Wilson Carneiro
Componente Curricular – Diversidade Linguística
Discentes - Cristina, Elielza, Gardênia, José Elievaldo, Mayane Márcia e Marinez.



Análise do filme “Inteligência Artificial".

O filme “Inteligência Artificial” mostrou que as maquinas estão se humanizando de acordo aos avanços tecnológicos, tomando o lugar das pessoas na sociedade de uma forma geral, e os seres humanos estão agindo como máquinas perdendo o amor ao próximo.
O personagem do filme Deivid foi criado de uma forma tão completa para substituir um filho humano, o seja um filho de um casal que estava com uma doença sem cura e no momento em que Deivid fosse programado para viver como ser humano não poderia mais ser desprogramado, e assim ele foi ocupando e fazendo com que a mãe o amasse como um ser humano de verdade. Mas o amor foi mudando com a volta do filho verdadeiro Martin para casa tomado de inveja e a hipocrisia foi jogando Deivid contra a mãe.
Contudo a mãe com medo que Deivid podes se causar transtorna na sua família descartou-o de uma forma inexplicável de Deivid sem levar em consideração o amor que ela tinha programado nele, no entanto o robô não foi sido programado para ter maus sentimentos e o sofrimento dele foi só para buscar uma forma de se tornar humano para que sua mãe o amasse de verdade mesmo depois de tanto desprezo. Depois de 2 milhões de anos ele conseguiu o amor da mãe e sentiu-se realizado por ter o amor da mãe mesmo sendo só por um dia depois de tantos anos de espera.

FICHAMENTO DO TEXTO A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-CAMPUS XIV
COMPONENTE CURRICULAR-PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOCENTE-WILSON CARNEIRO E JURÉIA FERREIRA
DISCENTE-CRISTINA,ELIELZA,GARDENIA,JOSE ELIEVALDO,MÁRCIA, MAYANE,MARINEZ




FICHAMENTO: A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

  • Assistir à televisão, falar ao telefone, movimentar a conta do terminal bancário e, pela internet,verificar multas de trânsito, comprar discos, trocar mensagens com o outro lado do planeta, pesquisar e estudar são hoje atividades cotidianas, no mundo inteiro e no Brasil.
  • A convergência da base é a representação de qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital.
  • A dinâmica da indústria, proporciona uma queda contínua no preço dos computadores, permitindo a popularização do uso dessas máquinas.
  • O crecimento da internet, ocorre em grande parte do dois primeiros fenômenos.
  • A sociedade da informação não é modismo.É um fenômeno global, com elevedo potencial transformador das atividades sociais e econômicas.
  • As tecnologias envolvidas vêm transformando as estruturas e as práticas de produção,comercialização, consumo e de cooperação.
  • Para o Brasil,há uma urgência em acelerar o processo de articulação de um programa nacional para a sociedade da informação.
  • As atividades comerciais no Brasil que se valem da internet estão ganhando enorme expressão, pois o país dispõe dos elementos essenciais para a condução de uma iniciativa nacional rumo à sociedade da informação.
  • O cenário econômico transforma-se de tal modo que inovar e converter conhecimento em vantagem competitiva passam a constituir importantes diferenciais.
  • Os empregos e as atividades tradicionais são transformadas, substituídos e até eliminados.
  • O maior acesso à informação poderá conduzir a sociedades e relações sociais mais democráticas, mas também poderá gerar uma nova lógica de exclusão, acentuando as desigualdades e exclusões.
  • É a educação o elemento chave para a contrução de uma sociedade da informação e condição essencial para que as pessoas e organizações estejam aptas a lidar com o novo.
  • A tecnologia pode ser mais um elemento integrador, por reduzir distâncias, tempos e custos.
  •  O governo, nos níveis federal,estadual e municipal, tem o papel de assegurar o acesso universal às tecnologias da informação e comunicação e a seus benefícios independentemente da localizaçaõ geográfica e da situação social do cidadão.
  • Cidadãos, setor privado,setor acadêmico, governo-devem participar do processo de concepção e de execusão das atividades que converterão o projeto conjunto da sociedade da informação em realidade concreta.           
Educação na Sociedade da Informação

  • Educar em uma sociedade da informaçao significa:capacitar as pessoas para o uso das tecnologias; investir na criação de competências que permitam uma atuação efetiva na produção de bens e serviços;
  • Tomar decisões fundamentais no conhecimento;
  • Operar com fluência os novos  meios e ferramentas em seu trabalho;
  • Aplicar criativamente as novas mídias,formar os indivíduos para aprender a apreender, serem  capazes de lidar positivamente com as bases tecnológicas.
  • Educação  para a cidadania  exige considerar aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação.
  • Desempenham um papel na construção de uma sociedade de inclusão e de injustiça social.
  • Formar cidadão significa capacitar as pessoas para a tomada de decisões acerca de todos os aspectos na vida em sociedade sem se deixar levar cegamente pelo poder econômico ou político.
  • A infra-estrutura se compõe de:computadores, dispositivos especiais e software educacional nas salas de aula em laboratórios das escolas, e outras instituições.
  • Conectividade em rede, viabilizada por algumas linhas telefônicase um enlace dedicado por escola à internet.
  • O problema fundamental em relação à disponibilização dessa infra-estrutura são custos.
  • Há em adição o custo do serviço de comunicação e de acesso à internet.
  • O primeiro impacto de tecnologias de informação e comunicação na educação foi o advento dos computadores, o processamento numérico, processamento simbólico, lógico, e a capacidade de comunicação que veio amplificar a interação de multimídia e a instrumentaçao de dispositivos físicos como também a interligação de computadores e pessoas em locais distantes.
  • A internet no ensino a distância possibilita a oferta de oportunidade de aprendizado para estudo em casa ou no trabalho, em qualquer horário.
  • E a individualização do processo educativo, mesmo em esquema de grande escala devido à maior interatividade proporcionada pela internet.
  • A organização do trabalho em equipe em intensa cooperação e envolvendo pessoas geograficamente dispersas e trabalhando em horário distintos.
  • O desafio da formação tecnológica atribui maior peso na capacidade de geração,  aplicação e uso de tecnologias de um país que a produção de bens e serviços.
  • A geração de tecnologias resulta do esforço da comunidade de pesquisa dirigido ou não para alvos específicos .
  • É preciso aumentar o nível de alfabetização digital do país.
  • É preciso qualificar minimamente novos profissionais de nível técnico e superior.    

RESUMO DO FILME A.I INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

                           UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA –UNEB
                           DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
                           COMPONENTE CURRICULAR: PRÁ TICA PEDAGÓGICA
                           DISCENTES: WILSON CARNEIRO E JUREIA
                           DOCENTES: ANA GLECIA, CATIANE,GRAZIELE,MARLA MIRELA , ROSANA


                                                                                     RESUMO



                                      FILME: A.I INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


  AI.Inteligência Artificial se passa num futuro próximo , de recursos naturais escassos e rígidos controle da natalidade. Robôs de todos os tipos garantem o equilíbrio economico do planeta a tecnologia é tão avançada que permite criar robôs com sentimentos e funções humanas.
 O filme gira em torno de DAVID, um garoto robô programado para amar sua proprietária:uma mulher angustiada cujo o filho permanecerá congelado até que a medicina encontre uma cura para sua doença.Quando isso acontece e o menino volta para a casa, um conflito se estabelece entre as duas crianças e, obrigada por seu marido, a mulher decide expulsar David de seu lar. Convencido de que sera aceito de volta caso se transforme em um menino humano capaz de fazer as mesmas atividades que seu suposto irmão, a partir dai o pequeno robô inicia uma longa jornada em busca da mesma fada azul que transformou Pinóquio em gente.
No caminho ele enfrenta a intolerância dos humanos orgânicos, descobre a verdade sobre seu criador e se envolve com vários androides abandonados.O filme conta de fato uma fábula de tristeza, frustração e melancolia- a busca do pequeno robô pela fada azul é destinada ao fracasso da sua busca constante.
Portanto A.i inteligência nos mostra claramente a vontade da maquina de se tornar ser humano, de querer se manifestar, poder ter e sentir tudo o que os humanos tem e sentem.Sendo assim esse tema é muito conflitante pois existe os que apoiam as pesquisas robóticas e e a ideia da maquina ter vida própria por outro lado existe as pessoas que não apoiam a ideia, pois a existência de maquinas com o poder de pensar,sentir e até mesmo ter a capacidade de realizar atividades humanas é um fato inconcebível.

FICHAMENTO DOS TEXTOS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-CAMPUS XIV
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
ALUNAS:JANIELA RODRIGUES
                MANOELA OLIVEIRA
                MARIA ISNAIA LOPES
                SANMAI VIANA




                    A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

• A educação é um elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado.
• Educar para formar indivíduos para aprender e serem capazes de lidar com a acelerada transformação tecnológica.
• A inclusão social pressupõe formação para a cidadania, que as tecnologias da informação e comunicação deve ser utilizadas para democratização de processos sociais.
• A instalação de infra estrutura nas escolas e outras instituições de ensino de um pais é, do ponto de vista econômico.
• A disseminação da Internet nos anos recente, fez ressurgir o interesse em Educação a Distancia.
• As novas tecnologias de informação e comunicação abre oportunidades de integrar, enriquecer e expandir os materiais instrucionais.
• Para países em desenvolvimento, a capacidade de absorver novas tecnologias e de colocá-las em aplicação é mais importante do que geras novas tecnologias.
• Há carência global de técnicos capacitados para a geração e aplicação de informação e comunicação.
• A alfabetização digital precisa ser promovida em todos os níveis de ensino.
• A distribuição nas diversas áreas de conhecimento evidencia a predominância de cursos mais tradicionais.
• A maioria das escolas brasileiras não está ainda conectadas á Internet.
• A efetiva evolução de um país para a sociedade da informação depende de um envolvimento ativo de seus quadros humanos, de cientistas e pesquisadores.
• A demanda por profissionais qualificados, exigirá uma ampliação da capacidade instalada de cursos de pós- graduação no País.
• Nos países desenvolvidos, há forte articulação entre setor acadêmico e o setor industrial no desenvolvimento de projeto.
• O aumento do grau de tal penetração na sociedade brasileira depende, dentre outros, da alfabetização digital das classes sociais economicamente menos favorecidas.
• O setor público deve articular, junto com vários segmentos da sociedade, iniciativas inovadoras, com forte apoio do setor privado.
• É preciso qualificar novos profissionais de nível técnico e superior de toas as áreas nas novas tecnologias.
• É precisa criar laboratórios virtuais de apoio à pesquisa interdisciplinar por parte de especialistas geograficamente dispersos.

          A SOCIEDADE DA INMORMAÇÃO

• A sociedade da informação representa uma mudança na organização da sociedade e da economia.
• O comercio eletrônico é fundamental para a modernização do setor produtivo, pois permite ampliar e diversificar mercados.
• Para o Brasil, o desafio é tirar partido do avanço tecnológico para gerar mais e melhores alternativas de trabalho.
• A preservação da identidade nacional, na sociedade global, é decisiva para a capacitação em assuntos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, com suas claras decisões econômicas.
• O pais deve manter uma política consistente de investimentos em recursos, humanos, de modernização de infra estrutura científico-tecnológica de apoio à integração universidade-empresa e de ativa cooperação internacional.
• Com apoio das tecnologias da informação e comunicação, é possível criar sistemas e serviços avançados de informação e de prevenção de riscos sobre o meio ambiente.
• O compartilhamento das responsabilidades entre governantes, organizações privadas e a sociedade civil é modelo básico de apoio à sociedade da informação.
• O governo, nos níveis federal, estadual e municipal, tem o papel de assegurar o acesso universal às tecnologias de informação e comunicação e a seus benefícios, independente da localização e condição social do cidadão.


UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
CURSO: LICENCIATURA, HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS.
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
DOCENTE: WILSON
DISCENTES:
                       MARCELISE
                       JESSICA
                       ANTONIA ROSANE
                       JOSIANE
                       JAIANE.

Respostas das questões relacionadas ao filme: Um buraco branco no tempo (Peter Russel).



I-                    A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA A QUEM SERVIU?

O filme “O buraco branco no tempo” fala da evolução do homem na Terra, suas dificuldades e acrescentamento.
A evolução humana teve inicio na Pré-história. Os seres humanos, com sua alta inteligência, descobriram e inventaram muitas coisas: a escrita, o rádio, o telefone, a televisão, o computador... Conheceram as riquezas que a natureza lhes oferecia e aprenderam a transformá-las.
Esse processo trouxe muitos benefícios para o ser humano, como mais conforto, facilidade e praticidade em sua vida diária, além do aumento da perspectiva de vida, com avanços na área da medicina.
Porém, a evolução do homem na Terra também acarretou muitos problemas. A poluição é um deles, agravado pelo crescimento das indústrias. Outro grande problema é o aquecimento global, causado pela gigante produção de gases estufa. Os homens passaram a ser mais consumistas. Compram objetos desnecessários, buscando uma felicidade falsa e momentânea e, desse modo, muitos resíduos são produzidos. A evolução tecnológica também contribui para a produção excessiva de resíduos prejudiciais ao meio.
Contudo os seres humanos precisam deixar de lado as diferenças aprendendo a lidar com defeito alheio, deve deixar a ganância, pois essa quando ligada a produções industriais, prejudica a natureza e muitas vezes as relações humanas, provocando discórdia e desentendimento. 

II-                 QUAL A EVOLUÇÃO DOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DO CRIADOR?

A teoria do criacionismo vem dizer que os seres humanos foram criados por Deus e que todos são filhos de Adão e Eva, os quais se tornaram pecadores por comer o fruto proibido. Com base em doutrinas religiosas o ser humano deve crescer mais em questões espirituais do que materiais. Para o criador a verdadeira evolução é a espiritual essa é que traz a paz verdadeira, promove o amor e a fraternidade entre os homens. Por essa perspectiva o ser humano não deve arriscar a vida em prol de prazeres supérfluos só para alimentar sua ambição destruindo a natureza e acabando com os relacionamentos.
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27


FICHAMENTO A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

            UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA –UNEB
                           DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
                           COMPONENTE CURRICULAR: PRÁ TICA PEDAGÓGICA
                           DISCENTES: WILSON CARNEIRO E JUREIA
                           DOCENTES: ANA GLECIA, CATIANE, GRAZIELE,MARLA MIRELA E ROSANA
 
                              
                                                            FICHAMENTO

                                               A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO


·         Assistir à televisão, falar ao telefone, movimentar a conta do terminal bancário pela Internet, verificar multas de trânsito, comprar discos, trocar mensagens com o outro lado do planeta, pesquisa e estudar são hoje atividades cotidianas, no mundo inteiro e no Brasil.
·         Viver na Sociedade da Informação, uma nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades há apenas poucos anos inimagináveis assumindo valores sociais e econômicos fundamentais.
·         Três fenômenos inter-relacionados estão na origem da transformação em curso;
·         O primeiro a convergência da base tecnológica decorre do fato de se poder representar e processar qualquer tipo de informação de uma única forma, a  digital.
·         O segundo aspecto é a dinâmica da indústria, que tem proporcionado contínua queda dos preços dos computadores relativamente à potência computacional, permitindo a popularização crescente do uso dessas máquinas.

·         O terceiro aspecto na base dessa revolução é o fantástico crescimento da Internet: nos EUA, a Internet atingiu 50 milhões de usuários em somente quatro anos.
·         A Internet se disseminou por praticamente todo o mundo, propiciando conectividade a países até então fora de redes e substituindo outras tecnologias.
·         Em comparação com a de outros serviços, mostra que ela se tornou um padrão se tornou um padrão de fato, e que se está diante de um fenômeno singular, a ser considerado como fator, estratégico fundamental para o desenvolvimento das nações.
·         A sociedade da informação não é um modismo.
·         Representa uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia.
·         Tem ainda marcante dimensão social, em virtude do seu elevado potencial de promover a integração, ao reduzir as distâncias entre pessoas e aumentar o seu nível de informação.
·         Em cada país, a sociedade da informação está sendo construída em meio a diferentes condições e projetos de desenvolvimento social, segundo estratégias moldadas de acordo com cada contexto.
·         Ao Brasil urge acelerar o processo de articulação efetiva de um programa nacional para a sociedade da informação
·         A Internet brasileira teve grande impulso, primeiramente na comunidade científica e, logo após, como plataforma de expansão do setor privado
·         O País dispõe, pois, dos elementos essenciais para a condução de uma iniciativa nacional rumoà sociedade da informação
·         O Programa busca contribuir, de forma efetiva, para:
      a construção de uma sociedade mais justa,
      a sustentabilidade de um padrão de desenvolvimento que respeite as diferenças e busque o equilíbrio regional;
      a efetiva participação social, sustentáculo da democracia política.
·         O caminho rumo à sociedade da informação é repleto de desafios em todos os países. Compete a cada um encontrar sua rota e suas prioridades.
·         O comércio eletrônico apresenta taxas de crescimento sem paralelo, tanto nas transações entre empresas e consumidores, como nos negócios entre empresas, que é onde atualmente se realiza o mais alto nível de geração de receita.
·         As Pequenas e Médias Empresas (PME) têm especial importância estratégica pelo seu elevado potencial gerador de emprego, trabalho e renda.
·         Na sociedade da informação, o cenário econômico transforma-se de tal modo que inovar e converter conhecimento em vantagem competitiva passam a constituir importantes diferenciais.
·         A nova economia revoluciona as estruturas produtivas, e o mercado de trabalho se transforma radicalmente.
·         Para o Brasil, o desafio é tirar partido do avanço tecnológico para gerar mais e melhores alternativas de trabalho, que possam chegar à população de baixa renda e às minorias marginalizadas.
·         As tecnologias de informação e comunicação ainda não chegam à maior parte da população do planeta em que pese o ritmo veloz de sua disseminação.
·         . A dinâmica da sociedade da informação requer educação continuada ao longo da vida, que permita ao indivíduo não apenas acompanhar as mudanças tecnológicas, mas sobretudo inovar.
·         Conteúdos circulam hoje, em escala planetária e de forma acelerada, por meio da Internet e das novas mídias eletrônicas.
·         A tecnologia pode ainda ser largamente aplicada para aperfeiçoar a própria gestão do governo – coordenação, planejamento, execução e controle de ações, contabilidade pública.
·         Com apoio das tecnologias da informação e comunicação, é possível criar sistemas e serviços avançados de informação e de prevenção de riscos sobre o meio ambiente, como alerta e suporte às políticas públicas, estratégias empresariais e ações sociais.
·         O avanço das tecnologias de informação e comunicação resultou no desenvolvimento de um grande número de aplicações, como tele medicina, ensino a distância, comércio eletrônico.
·         As novas tecnologias de informação e comunicação são estratégicas nesse esforço, pois constituem um dos elos básicos na informação e comunicação pois constituem um dos elos básicos na quebra de barreiras espaço-temporais, facilitando a comunicação e o intercâmbio regional em todas as áreas de atividades e contribuindo para a intensificação do comércio na região.
·         O objetivo do Programa Sociedade da Informação é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação.
·         A execução do Programa pressupõe o compartilhamento de responsabilidades
·         entre os três setores: governo, iniciativa privada e sociedade civil.
·         Linhas de Ação: Mercado, trabalho e oportunidades; Universalização de serviços para a cidadania; Educação na sociedade da informação; Conteúdos e identidade cultural; Governo ao alcance de todos; Infra-estrutura avançada e novos serviço.;P&D, tecnologias-chave e aplicações.
·         A sociedade da informação deve ser resultado da colaboração entre diferentes parceiros, nos níveis local, nacional e internacional

REFERÊNCIAS :
Livro Verde,cap. 1 A  Sociedade da Informação.
Site MCT.GOV.BR.