segunda-feira, 12 de março de 2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XIV
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
DOCENTE: WILSON CARNEIRO
DISCENTES:CRISTINA GOMES, ELIELZA MILITAO, GARDENIA SANTOS, JOSE ELIEVALDO, MARCIA TEIXEIRA, MARINEZ DE ALMEIDA E MAYANE ARAUJO.



RESUMO DOS TEXTOS

Educação na sociedade da Informação

Educar na sociedade da informação, requer treinar indivíduos para o manuzeio eficiente, das tecnologias da informação e cominicação, os permitindo atuar de forma efetiva na produção de bens e serviços, como também na aplicação das novas mídias proporcionando, por conseguinte, a inclusão digital.

Educação e sociedade da informação

Em plena Era de conhecimento, na qual, a inclusão digital e sociedade da informação, são termos cada vez mais frequente, o ensino não poderia se esquivar dos avanços tecnológicos que se impõem ao nosso cotidiano. A inclusão e o analfabetismo digital, é o grande desafio das escolas, dos educadores e da sociedade civil, por esse motivo, devem estar atentos para o que é necessário ou não necessário fazer, pois,  podem inibir o desenvolvimento das instituições de ensino ou mergulharem no envelhecimento prematuro das mesmas.

Aprendizagem colaborativaem comunidades virtuais

O avanço dos meios eletrônicos possibilitou interação e explosão da educação a distância, colaborando para a formação do conhecimento do  indivíduo, no que tange, ao exercício de suas funções vitais. Essas tecnologias, além de ser  uma importante ferramenta interacional,  tornou- se uma fonte alternativa para a aquisição da aprendizagem.

Ambientes de aprendizagem

A reengenharia da sala de aula nos remete às discussões acerca  das novas tecnologias que compreende as novas formas de convivência e interação. As novas tecnologias devem ser inseridas no contexto escolar, em busca de mais variedade, contextualização, que revelem explícitamente a interação necessária para uma aprendizagem interconectada, voltada para a formação plena do aluno. 





textos de wilson


UNEB: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO: CAMPOS XIV
PROFESSOR: WILSON CARNEIRO
ALUNAS: ROSANE, JAIANE, JOSEANE, JESSICA, MARCELISE
DISCIPLINA: PRATICA PEDAGÓGICA IV
           
                                               Resumo

Capitulo 4: Educação na Sociedade da Informação
Educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investir na criação de competência que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços. Trata-se também de forma os indivíduos para ‘’aprender a aprender ‘’, de modo a serem capazes de lidar positivamente com  a continua e acelerada transformação da base tecnológica capacitar os indivíduos para as tomadas de decisões e para a escolha acerca de todos os aspectos na vida em sociedade.
 Aprendizagem Colaborativa em Comunidade Virtual: O Caso das Listas de Discussão
Com os meios eletrônicos e a educação a distancia, a tecnologia tende a ser cada vez mais utilizada para facilitar a aprendizagem. O acesso as redes sociais e cada vez mais barato e comum e as comunidades virtuais são compostas por pessoas que compartilham interesses comuns, idéias e relacionamentos, por meio da internet ou de outras redes colaborativas, sendo isso os ambientes tecnológicos sustentam e promove a interação entre pessoas.
  Capitulo 1: Educação e Sociedade da Informação 
Em plena Era do     conhecimento, na qual inclusão digital e sociedade da informação são termos cada vez mais freqüentes o ensino não poderia se esquecer dos avanços tecnológicos que se impõem ao nosso cotidiano. O impacto da tecnologia da informação e comunicação esta provocando mudanças graduais, porem, muitas vezes radicais no trabalho, na educação e, de um modo mais geral, em nosso estilo de vida. A sociedade tem que utilizar, da melhor maneira, as tecnologias disponíveis. Esse novo ambiente tecnológico tem uma fundamental importância para a educação e para formação dos indivíduos.     
Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula  
Uma educação comprometida com o desenvolvimento e a construção de conhecimento, não pode restringir-se a oferecer caminho único, ancorado em currículo desvinculado de contexto significativo para o aluno. Por este motivo, a leitura e a aprendizagem são dois processos que se encontram estreitamente relacionados e, por isso, a estratégia lingüística devem ganhar cada vez mais espaço no ambiente da educação formal, saber ler significa ser um aluno bem-sucedido, com capacidade para aprender bem.      

Educação na sociedade na informação

Componente currilar: Pratica Pedagógica
Discentes: Ana Glécia, Catiane Rios,Graziele Pinto, Rosana Macedo e Marla Mirela.
Docente: Wilson Carneiro


Educação na sociedade na informação

A educação é um elemento chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Educar em uma sociedade da informação significa formar os indivíduos para “aprender a aprender" , de modo a serem capazes de lidar positivamente com  a continua e acelerada transformação da base tecnológica.

Apesar das mudanças que vem ocorrendo no âmbito do sistema educacional brasileiro, a sala de aula continua anacrônica. O aluno na verdade aprende ou absorve positivamente o que o professor ou o material didático transmite, sem questionar, interagir, com os colegas, pensar, correr riscos, raciocinar, e resolverem situações problemas. Uma educação comprometida com o desenvolvimento e a construção coletiva do conhecimento não pode restringir-se a oferecer caminhos únicos ancorados em um currículo árido e enciclopédias, desvinculadas de contextos significativos para o aluno. Universalizar a informação  e a comunicação  pressupõem que se fará um processo de inclusão digital. O maior acesso à informação poderá conduzir a sociedade a terem relações sociais mais democráticas, e com isso que as pessoas estejam conectadas a uma ferramenta tecnológica presente no Brasil e no mundo.

textos de wilson



UNIVERSIDADES DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA-LICENCIATURA
Componente Curricular Prática Pedagógica IV
Professor Orientador Wilson Carneiro
Graduandas: Janiela Oliveira
Maria Isnaia
Sanmai Viana
Manoela Ferreira


A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
A educação é um elemento chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado.
Educar em uma sociedade de informação, trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços.
A inclusão social, pressupõe formação para a cidadania, o que significa que as tecnologias de informação devem ser utilizadas para democratização de processos sociais.

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto no qual a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida das pessoas (Soares, 2003).
 Quando pessoas em situação de exclusão social, passam a ter acesso ao computador e a seus recursos, pode-se falar em popularização ou mesmo em democratização da informática, mas não necessariamente em inclusão digital.
A inclusão é um processo em que uma pessoa ou um grupo, passa a participar dos usos e costumes de outro grupo, passando ater os mesmos direitos e deveres.

A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
A sociedade da informação representa uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia. É um fenômeno global, com elevado potencial transformador das atividades sociais econômicas.
Sua importância assemelha-se à uma boa estrada de rodagem para o sucesso econômico das localidades. Tem ainda uma marcante dimensão social, em virtude do seu elevado potencial de promover integração, ao reduzir as distâncias entre pessoas e aumentar seu nível de informação.

A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM COMUNIDADES VIRTUAIS
Com os novos meios eletrônicos de interação e a explosão da educação à distância, tais espaços tendem a ser cada vez mais utilizados para facilitar a aprendizagem, como suporte para distribuição de materiais didáticos.
Uma comunidade virtual pode ser definida como uma comunidade de pessoas compartilhando interesses comuns, ideias, relacionamentos, por meio da internet ou de outras redes colaborativas que levam adiante questões públicas longas e suficiente, para estabelecerem redes de relacionamentos no ciberespaço.
UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEDC - DEPTO. DE EDUCAÇÃO CAMPUS XIV
CURSO DE LICENCIATURA E HABILITAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 4º SEMESTRE
DOCENTE: PROF. WILSON CARNEIRO
DISCENTES: JOSIMAR SANTANA, JUCIMARA NERI E RODRIGO CORDEIRO


EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

A educação é o elemneto principal na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Educar numa sociedade de informação é um invertimento na criação de potências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na construção de bens de serviços. Contudo, as escolas brasileiras ainda não estão conectadas a internet. Tendo em vista que as novas tecnologias de informação abem oportunidades para integrar, enriquecer e expandir os recursos institucionais é fundamental que uma alfabetização digital precise ser promovida em todos os niveis de ensino.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM COMUNIDADES VIRTUAIS

As cominidades virtuais podem ser definidas como uma conidade de pessoas que comprtilham interesses comuns, ideias e relacionamentos, por meio da internet ou de outras redes colaborativas. Nos ambientes de aprendizagem virtual existem três bens coletivos: relacionamento social (interação), conhecimento (o que vai ser discutido) e a comunhão de interesses (troca de informações). Uma comidade virtual é uma comunidade de pessoas em busca ou troca de conhecimento, podemos citar as litas de discussões, foruns, chats,e-maisl, blogs como ferramentas de interação nesses comunidades.

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Os ambientes de aprendizagem virtual é conceituado como programas que auxiliam as pessoas num curso disponibilizado pela internet. Pode ser utilizado também para ajudar os professores na administração  dos assuntos para os alunos podendo se acomapanhar ainda o progresso dos alunos através dele sendo comumente utilizados no ensino a distância.

domingo, 11 de março de 2012

Resumos dos Textos da Prova

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV.
GRADUAÇÃO EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS - LICENCIATURA. 2010.1.
COMPONENTE CURRICULAR – PRÁTICA PEDAGÓGICA IV.
PROFESSORA – WILSON OLIVEIRA CARNEIRO.
GRADUANDAS – ALINE NÁDIA MIRANDA SANTOS.
                              EDNA MARIA CARNEIRO DOS SANTOS FERREIRA.
                              ELIENE DE ARAÚJO SANTANA.
                              FLÁVIA REGINA DE MATOS MASCARENHAS.
                              LAILA TARCÍSIA SILVA MUNIZ.
                              LUCILA CONCEIÇÃO OLIVEIRA RIOS.

Resumos dos Textos da Prova

Sociedade da Informação no Brasil: livro verde/ organizado por Tadao Takahashi. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

Hoje, educar em uma sociedade de informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação: trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços e operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente a novas mídias, seja em uso simples e rotineiros, seja em aplicações mais sofisticadas. 

 Educação e sociedade da informação – João Thomaz Pereira.

A sociedade da informação está sendo construída em meio a diferentes condições e projetos de desenvolvimento social, segundo estratégias moldadas de acordo com cada contexto. A internet vem conseguindo uma evolução fantástica em seu crescimento, as tecnologias vem transformando as estruturas e as práticas de produção, comercialização e consumo e de cooperação e competição entre o mercado de trabalho e o homem em geram, enfim a própria cadeia de geração de valor.

Aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais: O caso das listas de discussão – Renato Rocha Souza.

Os meios de comunicação e interação por meio de computadores e redes são uma grande promessa, além de uma nova modalidade para novas formas de ensinar e um grande auxilio para a aprendizagem. Novos espaços de tipos diferentes devem florescer na medida em que as tecnologias permitirem e as necessidades demandarem, esses espaços e comunidades virtuais devem ser considerados por educadores e aprendizes como ambientes de valor, se houvesse um objetivo ultimo das tecnologias, este deveria ser a valorização dos seres humanos.

Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula – Ângelo de moura Guimarães, Reinildes Dias.

O progresso das tecnologias de informação e comunicação traz novos modos de interagir no espaço cibernético. Esses avanços demandam que se coloque como objetivo de educação a preparação do aluno para saber pensar ecológica, sistemática e criticamente. Para que o aluno esteja preparado para enfrentar os desafios colocados em sua vida é preciso à preparação desenvolver as múltiplas inteligências pelo uso de estratégias (meta) cognitivas, visuais, espaciais.

sábado, 10 de março de 2012

Resumo dos textos


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-CAMPUS XIV
POR:
 Analice Pinheiro Costa, Marcos Brandão, Sônia Cristina, Suzana Mota e Vagner Araújo.

Educação na Sociedade da Informação

A educação é o elemento-chave no processo de construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. A organização das instituições de ensino, quanta infraestrutura é um grande desafio, para que o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação em educação aconteça, de modo que possibilite interação entre escola e comunidade.
A internet é um atrativo em Educação a Distância, como complemento do ensino presencial, pois possibilita acesso a informações em tempo real, além do compartilhamento de recursos de ensino dasinstituições entre si.

Aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais: O caso das listas de discussão

O rompimento de limitações espaço-temporais, acesso a muitos participantes, custo reduzido, aprendizado por meio de troca e colaboração, são alguns dos benefícios dos meios eletrônicos de interação. Podemos observar ainda, certa percepção democrática, pois não a distinção das características dos usuários tais como idade, sexo, nacionalidade e aparência física. O avanço de meios eletrônico possibilitou interação e explosão da educação a distância, gerando conhecimento de que precisam os indivíduos para exercer suas funções vitais, encontrando alternativas que se somarão á educação formal, o aprendizado em determinada situações, acontece durante determinadas dinâmicas de troca e relacionamento, através de email, lista de discussão, fóruns, chats...
Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula
Como integrar a nova forma de pensar, impulsionada pela realidade do espaço cibernético, ao desenvolvimento de conhecimento e saberes do aluno, é algo que deve ser pensado pelos educadores. É preciso que haja mudanças em sala de aula, favorecendo o processo de aprendizagem.
 Grande parte das práticas pedagógicas atuais ainda privilegia o ensino transmissivo. A noção de aprendizagem precisa ganhar espaço significativo, no fazer educativo contemporâneo, baseado em trêsfatores básicos: o (meta) cognitivo, o afetivo e o social, criando estratégias de aprendizagem, de maneira a ampliar a variedade no contexto da educação formal.
Educação e Sociedade da Informação
Em plena era digital, em que os termos inclusão digital e Sociedade da Informação, são cada vez mais frequentes, as instituições de ensino não podem se esquivar, da realidade dos avanços tecnológicos ao nosso cotidiano.
A Sociedade da Informação está inserida a qualquer tipo de informação, seja ela, escrita, falada, ou visual.
A flexibilidade da informação digital cria meios de enriquecimento de serviços convencionais (televisão digital, radio, câmera fotográficas, entre outros equipamentos tecnológicos, em sala de aula funcionam como um atrativo, para despertar a atenção dos alunos, além de permitir acesso a informação em qualquer lugar, a qualquer momento.





quinta-feira, 8 de março de 2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB     
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XIV
CURSO: LETRAS VERNÁCULAS IV SEMESTRE
PROFESSOR: WILSON CARNEIRO
ALUNAS: ANA GLECIA,GRAZIELE,CATIANE,MARLA MIRELA E ROSANA MACEDO

Na relação entre consumidor e produtor das novas tecnologias, como devem se comportar as novas gerações atuais e futuras?

 A internet é uma interface da aprendizagem, uma vez que possibilita interação entre os indivíduos, dispondo de diversos gêneros textuais como: contos, charges, historias em quadrinhos, cordel entre outros. Facilitando assim a busca por novos conhecimentos.
As novas tecnologias estão á todo momento, em constante mudança e atualização, um computador de décadas atrás se tornaram defasados, dando lugar a novos processadores cada vez mais velozes, e o sujeito neste processo de mudança, precisa acompanhar esse ritimo.
 A internet, o telefone celular e muitos novos equipamentos de tecnologia da informação vão transformando os comportamentos e as formas de se relacionar com a família, com os amigos e com as novas possibilidades de viajar pelo mundo sem sair de casa.Entretanto esses novos recursos da tecnologia da informação assim como pode trazer um leque de possibilidade e oportunidades, pode gerar diversos malefícios, cabe aos usuários saber usar de maneira oportuna e ficar atentos para não se tornar vitimas da rede.
Portanto as novas gerações atuais e futuras devem se comportar com muita responsabilidade e atenção no que se refere as novas tecnologias,sendo que indevidas atitudes vai influenciar ou prejudicar a vida dos seres humanos.