segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Resumo do Livro

CLARICE LISPECTOR - PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM¹

Aline Nádia Miranda Santos
Edna Maria Carneiro dos Santos Ferreira
Eliene Araújo de Santana
Flávia Regina de Matos Mascarenhas
Laila Tarcísia Silva Muniz
Lucila Conceição de Oliveira Rios²

Em Perto do Coração Selvagem Clarice Lispector narra a história de Joana, uma mulher que se encontra à frente de seu tempo; uma mulher que busca no corpo e nos sentidos, espaço gerador de conhecimento. Os pensamentos e atitudes de Joana são próprios de um ser humano questionador, vibrante, uma mulher que não se sujeita a programações tradicionais. Quase não existem descrições físicas da personagem ao longo do texto, por outro lado, há uma riqueza de detalhes em relação aos seus mais profundos sentimentos e sensações: alegrias, inquietações, anseios e frustrações. As várias fases da vida da personagem permitem ao leitor acompanhar sua trajetória da infância à vida adulta. Joana era uma criança com um desejo incomum de experimentar novas sensações e participar ativamente do fluxo da vida, demonstrando desde o início um nível de consciência e percepção extraordinário. Outro aspecto marcante da personalidade de Joana é o silêncio, estar consigo mesma buscando refugio na interioridade, uma forma de viver em verticalidade que promove a condição de libertação de Joana. Na dialética ser-consigo/ser-com-os-outros, Joana se submete de maneira voluntária e consciente a um estado de introspecção. Sem a mãe, que morreu quando ela ainda era muito pequena, Joana viveu a infância na companhia do pai, a quem confiou, por meio de brincadeiras, suas inseguranças infantis. No entanto, ele também morreu quando ela ainda era menina. Era uma criança sonhadora, meditativa e, inconscientemente, provocava os adultos com suas perguntas e opiniões, escrevia versos e tinha medo de dormir sozinha.  Órfã, Joana vai morar com os tios. A tia assustava-se com as estripulias da órfã, a quem chama de “víbora”, já o tio fazendeiro era afetuoso com Joana. Depois do furto de um livro, Joana é mandada para um internato onde conhece o professor, confidente, orientador e primeiro amor. Depois de desligar-se do internato conhece Otávio, o rapaz com quem se casa. Embora casado, ele mantinha um relacionamento amoroso com Lídia, sua ex-noiva, a quem engravidou. Lídia procura Joana e conta tudo sobre o seu romance com Otávio, Joana aborda a situação com naturalidade e sem escândalo, mas no seu interior ela levantava muitas reflexões, uma delas era a idéia de ter um filho com o marido, mas isso não se realizou Otávio partiu e deixou a esperança de um dia voltar. Depois da separação, Joana passou a ser seguida por um homem. Em certa ocasião, ela se viu na casa desse estranho, do qual ela não sabia sequer o nome, e desejando conhecê-lo, teve alguns encontros com ele. O desconhecido que era para ela mais uma deixa para sua auto-investigação, acabou, um dia, indo embora. Ela também embarcou sozinha para uma viagem sem destino, dando a entender que teria condições de se reerguer naquele momento.

____________________________
¹ Ensaio solicitado pela professora Eugênia Mateus, como requisito parcial do Componente Curricular Cânones e Contextos na Literatura Brasileira.
² Alunas do IV Semestre do Curso de Graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas - Licenciatura, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – CAMPUS XIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário