sábado, 10 de março de 2012

Resumo dos textos


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-CAMPUS XIV
POR:
 Analice Pinheiro Costa, Marcos Brandão, Sônia Cristina, Suzana Mota e Vagner Araújo.

Educação na Sociedade da Informação

A educação é o elemento-chave no processo de construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. A organização das instituições de ensino, quanta infraestrutura é um grande desafio, para que o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação em educação aconteça, de modo que possibilite interação entre escola e comunidade.
A internet é um atrativo em Educação a Distância, como complemento do ensino presencial, pois possibilita acesso a informações em tempo real, além do compartilhamento de recursos de ensino dasinstituições entre si.

Aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais: O caso das listas de discussão

O rompimento de limitações espaço-temporais, acesso a muitos participantes, custo reduzido, aprendizado por meio de troca e colaboração, são alguns dos benefícios dos meios eletrônicos de interação. Podemos observar ainda, certa percepção democrática, pois não a distinção das características dos usuários tais como idade, sexo, nacionalidade e aparência física. O avanço de meios eletrônico possibilitou interação e explosão da educação a distância, gerando conhecimento de que precisam os indivíduos para exercer suas funções vitais, encontrando alternativas que se somarão á educação formal, o aprendizado em determinada situações, acontece durante determinadas dinâmicas de troca e relacionamento, através de email, lista de discussão, fóruns, chats...
Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula
Como integrar a nova forma de pensar, impulsionada pela realidade do espaço cibernético, ao desenvolvimento de conhecimento e saberes do aluno, é algo que deve ser pensado pelos educadores. É preciso que haja mudanças em sala de aula, favorecendo o processo de aprendizagem.
 Grande parte das práticas pedagógicas atuais ainda privilegia o ensino transmissivo. A noção de aprendizagem precisa ganhar espaço significativo, no fazer educativo contemporâneo, baseado em trêsfatores básicos: o (meta) cognitivo, o afetivo e o social, criando estratégias de aprendizagem, de maneira a ampliar a variedade no contexto da educação formal.
Educação e Sociedade da Informação
Em plena era digital, em que os termos inclusão digital e Sociedade da Informação, são cada vez mais frequentes, as instituições de ensino não podem se esquivar, da realidade dos avanços tecnológicos ao nosso cotidiano.
A Sociedade da Informação está inserida a qualquer tipo de informação, seja ela, escrita, falada, ou visual.
A flexibilidade da informação digital cria meios de enriquecimento de serviços convencionais (televisão digital, radio, câmera fotográficas, entre outros equipamentos tecnológicos, em sala de aula funcionam como um atrativo, para despertar a atenção dos alunos, além de permitir acesso a informação em qualquer lugar, a qualquer momento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário