segunda-feira, 12 de março de 2012

textos de wilson


UNEB: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO: CAMPOS XIV
PROFESSOR: WILSON CARNEIRO
ALUNAS: ROSANE, JAIANE, JOSEANE, JESSICA, MARCELISE
DISCIPLINA: PRATICA PEDAGÓGICA IV
           
                                               Resumo

Capitulo 4: Educação na Sociedade da Informação
Educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investir na criação de competência que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços. Trata-se também de forma os indivíduos para ‘’aprender a aprender ‘’, de modo a serem capazes de lidar positivamente com  a continua e acelerada transformação da base tecnológica capacitar os indivíduos para as tomadas de decisões e para a escolha acerca de todos os aspectos na vida em sociedade.
 Aprendizagem Colaborativa em Comunidade Virtual: O Caso das Listas de Discussão
Com os meios eletrônicos e a educação a distancia, a tecnologia tende a ser cada vez mais utilizada para facilitar a aprendizagem. O acesso as redes sociais e cada vez mais barato e comum e as comunidades virtuais são compostas por pessoas que compartilham interesses comuns, idéias e relacionamentos, por meio da internet ou de outras redes colaborativas, sendo isso os ambientes tecnológicos sustentam e promove a interação entre pessoas.
  Capitulo 1: Educação e Sociedade da Informação 
Em plena Era do     conhecimento, na qual inclusão digital e sociedade da informação são termos cada vez mais freqüentes o ensino não poderia se esquecer dos avanços tecnológicos que se impõem ao nosso cotidiano. O impacto da tecnologia da informação e comunicação esta provocando mudanças graduais, porem, muitas vezes radicais no trabalho, na educação e, de um modo mais geral, em nosso estilo de vida. A sociedade tem que utilizar, da melhor maneira, as tecnologias disponíveis. Esse novo ambiente tecnológico tem uma fundamental importância para a educação e para formação dos indivíduos.     
Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula  
Uma educação comprometida com o desenvolvimento e a construção de conhecimento, não pode restringir-se a oferecer caminho único, ancorado em currículo desvinculado de contexto significativo para o aluno. Por este motivo, a leitura e a aprendizagem são dois processos que se encontram estreitamente relacionados e, por isso, a estratégia lingüística devem ganhar cada vez mais espaço no ambiente da educação formal, saber ler significa ser um aluno bem-sucedido, com capacidade para aprender bem.      

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