segunda-feira, 12 de março de 2012

textos de wilson



UNIVERSIDADES DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA-LICENCIATURA
Componente Curricular Prática Pedagógica IV
Professor Orientador Wilson Carneiro
Graduandas: Janiela Oliveira
Maria Isnaia
Sanmai Viana
Manoela Ferreira


A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
A educação é um elemento chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado.
Educar em uma sociedade de informação, trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços.
A inclusão social, pressupõe formação para a cidadania, o que significa que as tecnologias de informação devem ser utilizadas para democratização de processos sociais.

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto no qual a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida das pessoas (Soares, 2003).
 Quando pessoas em situação de exclusão social, passam a ter acesso ao computador e a seus recursos, pode-se falar em popularização ou mesmo em democratização da informática, mas não necessariamente em inclusão digital.
A inclusão é um processo em que uma pessoa ou um grupo, passa a participar dos usos e costumes de outro grupo, passando ater os mesmos direitos e deveres.

A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
A sociedade da informação representa uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia. É um fenômeno global, com elevado potencial transformador das atividades sociais econômicas.
Sua importância assemelha-se à uma boa estrada de rodagem para o sucesso econômico das localidades. Tem ainda uma marcante dimensão social, em virtude do seu elevado potencial de promover integração, ao reduzir as distâncias entre pessoas e aumentar seu nível de informação.

A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM COMUNIDADES VIRTUAIS
Com os novos meios eletrônicos de interação e a explosão da educação à distância, tais espaços tendem a ser cada vez mais utilizados para facilitar a aprendizagem, como suporte para distribuição de materiais didáticos.
Uma comunidade virtual pode ser definida como uma comunidade de pessoas compartilhando interesses comuns, ideias, relacionamentos, por meio da internet ou de outras redes colaborativas que levam adiante questões públicas longas e suficiente, para estabelecerem redes de relacionamentos no ciberespaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário