domingo, 11 de março de 2012

Resumos dos Textos da Prova

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV.
GRADUAÇÃO EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS - LICENCIATURA. 2010.1.
COMPONENTE CURRICULAR – PRÁTICA PEDAGÓGICA IV.
PROFESSORA – WILSON OLIVEIRA CARNEIRO.
GRADUANDAS – ALINE NÁDIA MIRANDA SANTOS.
                              EDNA MARIA CARNEIRO DOS SANTOS FERREIRA.
                              ELIENE DE ARAÚJO SANTANA.
                              FLÁVIA REGINA DE MATOS MASCARENHAS.
                              LAILA TARCÍSIA SILVA MUNIZ.
                              LUCILA CONCEIÇÃO OLIVEIRA RIOS.

Resumos dos Textos da Prova

Sociedade da Informação no Brasil: livro verde/ organizado por Tadao Takahashi. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

Hoje, educar em uma sociedade de informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação: trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços e operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente a novas mídias, seja em uso simples e rotineiros, seja em aplicações mais sofisticadas. 

 Educação e sociedade da informação – João Thomaz Pereira.

A sociedade da informação está sendo construída em meio a diferentes condições e projetos de desenvolvimento social, segundo estratégias moldadas de acordo com cada contexto. A internet vem conseguindo uma evolução fantástica em seu crescimento, as tecnologias vem transformando as estruturas e as práticas de produção, comercialização e consumo e de cooperação e competição entre o mercado de trabalho e o homem em geram, enfim a própria cadeia de geração de valor.

Aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais: O caso das listas de discussão – Renato Rocha Souza.

Os meios de comunicação e interação por meio de computadores e redes são uma grande promessa, além de uma nova modalidade para novas formas de ensinar e um grande auxilio para a aprendizagem. Novos espaços de tipos diferentes devem florescer na medida em que as tecnologias permitirem e as necessidades demandarem, esses espaços e comunidades virtuais devem ser considerados por educadores e aprendizes como ambientes de valor, se houvesse um objetivo ultimo das tecnologias, este deveria ser a valorização dos seres humanos.

Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula – Ângelo de moura Guimarães, Reinildes Dias.

O progresso das tecnologias de informação e comunicação traz novos modos de interagir no espaço cibernético. Esses avanços demandam que se coloque como objetivo de educação a preparação do aluno para saber pensar ecológica, sistemática e criticamente. Para que o aluno esteja preparado para enfrentar os desafios colocados em sua vida é preciso à preparação desenvolver as múltiplas inteligências pelo uso de estratégias (meta) cognitivas, visuais, espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário