segunda-feira, 12 de março de 2012

UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEDC - DEPTO. DE EDUCAÇÃO CAMPUS XIV
CURSO DE LICENCIATURA E HABILITAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 4º SEMESTRE
DOCENTE: PROF. WILSON CARNEIRO
DISCENTES: JOSIMAR SANTANA, JUCIMARA NERI E RODRIGO CORDEIRO


EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

A educação é o elemneto principal na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Educar numa sociedade de informação é um invertimento na criação de potências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na construção de bens de serviços. Contudo, as escolas brasileiras ainda não estão conectadas a internet. Tendo em vista que as novas tecnologias de informação abem oportunidades para integrar, enriquecer e expandir os recursos institucionais é fundamental que uma alfabetização digital precise ser promovida em todos os niveis de ensino.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM COMUNIDADES VIRTUAIS

As cominidades virtuais podem ser definidas como uma conidade de pessoas que comprtilham interesses comuns, ideias e relacionamentos, por meio da internet ou de outras redes colaborativas. Nos ambientes de aprendizagem virtual existem três bens coletivos: relacionamento social (interação), conhecimento (o que vai ser discutido) e a comunhão de interesses (troca de informações). Uma comidade virtual é uma comunidade de pessoas em busca ou troca de conhecimento, podemos citar as litas de discussões, foruns, chats,e-maisl, blogs como ferramentas de interação nesses comunidades.

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Os ambientes de aprendizagem virtual é conceituado como programas que auxiliam as pessoas num curso disponibilizado pela internet. Pode ser utilizado também para ajudar os professores na administração  dos assuntos para os alunos podendo se acomapanhar ainda o progresso dos alunos através dele sendo comumente utilizados no ensino a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário