segunda-feira, 12 de março de 2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XIV
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
DOCENTE: WILSON CARNEIRO
DISCENTES:CRISTINA GOMES, ELIELZA MILITAO, GARDENIA SANTOS, JOSE ELIEVALDO, MARCIA TEIXEIRA, MARINEZ DE ALMEIDA E MAYANE ARAUJO.



RESUMO DOS TEXTOS

Educação na sociedade da Informação

Educar na sociedade da informação, requer treinar indivíduos para o manuzeio eficiente, das tecnologias da informação e cominicação, os permitindo atuar de forma efetiva na produção de bens e serviços, como também na aplicação das novas mídias proporcionando, por conseguinte, a inclusão digital.

Educação e sociedade da informação

Em plena Era de conhecimento, na qual, a inclusão digital e sociedade da informação, são termos cada vez mais frequente, o ensino não poderia se esquivar dos avanços tecnológicos que se impõem ao nosso cotidiano. A inclusão e o analfabetismo digital, é o grande desafio das escolas, dos educadores e da sociedade civil, por esse motivo, devem estar atentos para o que é necessário ou não necessário fazer, pois,  podem inibir o desenvolvimento das instituições de ensino ou mergulharem no envelhecimento prematuro das mesmas.

Aprendizagem colaborativaem comunidades virtuais

O avanço dos meios eletrônicos possibilitou interação e explosão da educação a distância, colaborando para a formação do conhecimento do  indivíduo, no que tange, ao exercício de suas funções vitais. Essas tecnologias, além de ser  uma importante ferramenta interacional,  tornou- se uma fonte alternativa para a aquisição da aprendizagem.

Ambientes de aprendizagem

A reengenharia da sala de aula nos remete às discussões acerca  das novas tecnologias que compreende as novas formas de convivência e interação. As novas tecnologias devem ser inseridas no contexto escolar, em busca de mais variedade, contextualização, que revelem explícitamente a interação necessária para uma aprendizagem interconectada, voltada para a formação plena do aluno. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário