terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Estudantes do curso letras com habilitação em língua portuguesa e literatura e licenciatura, na universidade do estado da Bahia-UNEB do departamento de educação no campus XIV, professor - Wilson Carneiro.
Maria Sena e Rodrigo Cordeiro.


EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

·         A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado;
·         Educar em uma sociedade da informação trata-se de formar os indivíduos para “aprender a aprender”, de modo a serem capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica;
·         Pensar a educação na sociedade da informação exige considerar um leque de aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação, a começar pelo papel que elas desempenham na construção de uma sociedade que tenha a inclusão e a justiça social como uma das prioridades principais;
·         As tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas para integrar a escola e a comunidade, de tal sorte que a educação mobilize a sociedade e a clivagem entre o formal e o informal seja vencida;
  • Educar em uma sociedade da informação significa: capacitar as pessoas para o uso das tecnologias; investir na criação de competências que permitam uma atuação efetiva na produção de bens e serviços;
  • Um grande desafio para o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação em educação é o de implantação de uma infraestrutura adequada em escolas e outras instituições de ensino;
·         A instalação de uma infraestrutura nas escolas e outras instituições de ensino de um país é do ponto de vista econômico, pouco atraente;
·          Operar com fluência os novos  meios e ferramentas em seu trabalho;
·         Conectividade em rede, viabilizada por algumas linhas telefônicas um enlace dedicado por escola à internet.
  • O problema fundamental em relação à disponibilização dessa infraestrutura são custos;
  • O primeiro impacto de tecnologias de informação e comunicação na educação foi o advento dos computadores, o processamento numérico, processamento simbólico, lógico, e a capacidade de comunicação que veio amplificar a interação de multimídia e a instrumentação de dispositivos físicos como também a interligação de computadores e pessoas em locais distantes;
  • A internet no ensino a distância possibilita a oferta de oportunidade de aprendizado para estudo em casa ou no trabalho, em qualquer horário;
  • E a individualização do processo educativo, mesmo em esquema de grande escala devido à maior interatividade proporcionada pela internet;
  • A organização do trabalho em equipe em intensa cooperação e envolvendo pessoas geograficamente dispersas e trabalhando em horário distinto;
  • O desafio da formação tecnológica atribui maior peso na capacidade de geração,  aplicação e uso de tecnologias de um país que a produção de bens e serviços;
  • A geração de tecnologias resulta do esforço da comunidade de pesquisa dirigido ou não para alvos específicos;
  • É preciso aumentar o nível de alfabetização digital do país;
  • É preciso qualificar minimamente novos profissionais de nível técnico e superior.




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