quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CAPITULO 4 – EDUAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

por Josimar Santana e
Jucimara Neri

 
4.1 – DO QUE SE TRATA
  • ·         A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado.
  • ·         Educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação: trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, 
  • ·         Trata-se também de formar os indivíduos para “aprender a aprender”, de modo a serem capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica.

 EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 

  • ·         Pensar a educação na sociedade da informação exige considerar um leque de aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação
  • ·         Inclusão social pressupõe formação para a cidadania
  • ·         As tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas também para a democratização dos processos sociais
  • ·         As tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas para integrar a escola e a comunidade
  • ·         Formar o cidadão Significa capacitar as pessoas para a tomada de decisões e para a escolha informada acerca de todos os aspectos na vida em sociedade que as afetam

INFRA- ESTRUTURA DE INFORMÁTICA E REDES PARA EDUCAÇÃO 
  • ·         A instalação de uma infra-estrutura nas escolas é do ponto de vista econômico, pouco atraente
  • ·         O problema fundamental em relação à disponibilização dessa infra-estrutura é essencialmente de custos
  • ·         Os países em desenvolvimento enfrentam vários problemas para fazer face a esse desafio
  • ·         Os preços de equipamentos são muito mais altos do que nos países avançados.
NOVOS MEIOS DE APRENDIZAGEM
  • ·         O primeiro impacto de tecnologias de informação e comunicação na educação foi ocasionado pelo advento de computadores
  • ·         Além de propiciar uma rápida difusão de material didático e de informações de interesse para pais, as novas tecnologias permitem, entre outras possibilidades, a construção interdisciplinar de informações produzidas individualmente ou em grupo por parte dos alunos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • ·         Isto permite oferecer boas oportunidades de educação para os interessados, mesmo que em áreas remotas e desprovidas de boas oportunidades locais de educação.
  • ·         A oferta de oportunidades de aprendizado para estudo em casa ou no trabalho.
  • ·         Maior interatividade propiciada pela Internet.
  • ·         Organização do trabalho em equipe
  • ·         O modelo de ensino a distância baseado em vídeo prosperou com um amplo potencial de aproveitamento futuro.
  • ·         As novas tecnologias de informação e comunicação abrem oportunidades para integrar, enriquecer e expandir os materiais instrucionais.
O DESAFIO DA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA
  • ·         Desde o final da década de 60, as tecnologias de informação e comunicação foram consideradas vetores de desenvolvimento econômico e social. 
  • ·         A geração de tecnologias resulta do esforço da comunidade de pesquisa
  • ·         Para países em desenvolvimento, a capacidade de absorver novas tecnologias é tão ou mais importante do que a capacidade de gerar essas tecnologias.
  • ·         Há carência global de técnicos capacitados para a geração e aplicação de tecnologias de informação e comunicação.
  • ·         A alfabetização digital precisa ser promovida em todos os níveis de ensino por meio da renovação curricular para todas áreas de especialização.
  • ·         A aplicação de tecnologias de informação e comunicação pode ser objeto de formação desde o nível médio.
  • ·         A aplicação de tecnologias de informação e comunicação em quaisquer outras áreas.
  • ·         Denominar essa capacidade específica em tecnologias de informação e comunicação.
 NOVOS CURRÍCULOS

  • ·         No nível médio, novas profissões surgiram com a difusão de tecnologias de informação e comunicação.
  • ·         No nível de graduação, alguns currículos estão irremediavelmente obsoletos pela revolução das tecnologias de informação e comunicação.
  • ·         As  licenciaturas  necessitam de uso de tecnologias de informação e comunicação, para contemplar a formação de professores familiarizados com o uso dessas novas tecnologias.
4.2   – ONDE ESTAMOS

  • ·         Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o setor público brasileiro gasta 4,8% do PIB com educação no Brasil.
  • ·         O Brasil ainda apresenta uma elevada taxa de analfabetismo.
  • ·         O Brasil possui 2,5 milhões de alunos no ensino superior. As exigências do cidadão rural pelo atendimento a seus direitos fundamentais e do mercado agrícola cada vez mais tecnificado e globalizado tornam as necessidades de educação e de informação ainda mais relevantes.
INFORMATIZAÇÃO EM ESCOLA 

  • ·         A maioria das escolas brasileiras não está ainda conectada à Internet.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • ·         A maior iniciativa de educação a distância em operação no País é provavelmente a do Programa TV Escola.
  • ·         O TV Escola obteve resultados significativos em diversas regiões do País.
CAPACITAÇÃO AVANÇADA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • ·         A efetiva evolução de um país para a sociedade da informação depende do envolvimento  ativo de seus quadros humanos.
  • ·         O Brasil tem o maior número de doutores em Informática, mas ainda insuficiente para atender às necessidades atuais do País.
  • ·         São consideradas importantes para o processo de formação de recursos humanos para as tecnologias de informação e comunicação, podem ser incluídas as áreas de ciência da informação, lingüística, comunicação, desenho industrial.
  • ·         A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e comunicação demanda permanente atualização por parte do profissional.
4.3   – PARA ONDE VAMOS 

  • ·         É preciso aumentar drasticamente o nível de alfabetização digital do País.
  • ·         O aumento do grau de tal penetração na sociedade brasileira depende, entre outros, da alfabetização digital das classes sociais economicamente menos favorecidas.
  • ·         É preciso buscar modelo de conectividade amplo de escolas públicas e privadas.
  • ·         O setor público deve articular, junto com vários segmentos da sociedade, iniciativas inovadoras, com forte apoio do setor privado, para assegurar o acesso das escolas às redes eletrônicas de comunicação.
  • ·         É preciso qualificar minimamente novos profissionais de nível técnico e superior de todas as áreas nas novas tecnologias.
  • ·         É preciso aumentar significativamente a formação de especialistas nas novas tecnologias em todos os níveis.
  • ·         É preciso fazer uso em grande escala das novas tecnologias de informação e comunicação em ensino a distância.
  • ·         É preciso criar laboratórios virtuais de apoio à pesquisa interdisciplinar por parte de especialistas geograficamente dispersos.
  • ·         É preciso utilizar como tema transversal nos níveis de ensino fundamental e médio a leitura crítica e a produção de informações no meio provido pelas tecnologias da informação e comunicação.

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