quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XIV
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
PROFESSOR: WILSON
DISCENTES: CRISTINA, ELIELZA, GARDÊNIA, JOSÉ ELIEVALDO, MÁRCIA, MARINEZ, MAYANE

COMENTÁRIOS SOBRE O FILME “A REDE”

Pergunta: Na relação entre consumidor e produtos das novas tecnologias como devem se comportar as novas gerações atuais e futuras?
            As novas gerações devem ficar atentos ao manusear as tecnologia como por exe4mplo a internet, pois ao mesmo tempo que são instrumentos benéficos e facilitadores das atividades cotidianas, oferecem portas para perigosas armadilhas ,por esse motivo os usuário devem  ficar atentos para não serem vitimados pelas tecnologias como foi o  caso da personagem do filme “ A Rede” que mesmo ocupando um local de produtora ( tecnológica) foi vitima da rede tendo sua vida e identidade roubadas. Os filmes “Inteligência artificial e A Rede” dialogam a esse respeito mostrando que as tecnologias tem ocupado um espaço relevante  nas vidas das pessoas.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Perguntas sobre os Filmes: A Rede e Inteligência Artificial


UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XIV
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
PROFESSOR: WILSON
GRADUANDAS: ALINE NÁDIA MIRANDA SANTOS
                              EDNA MARIA CARNEIRO DOS SANTOS FERREIRA
                              FLÁVIA REGINA MATOS MASCARENHAS
                              ELIENE SANTANA ARAUJO
                              LAILA TARCISIA SILVA MUNIZ
                              LUCILA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA RIOS

Pergunta: Na relação entre consumidor e produtos das novas tecnologias como devem se comportar as novas gerações atuais e futuras?
Resposta: Os filmes Inteligência Artificial e A Rede são filmes com historias distintas, porém, com uma concepção em comum; as “novas tecnologias”, os computadores superpotentes capazes de transformar nossas vidas em um só clic, os robôs que assumem características humanas capazes até de expressar sentimentos. Tudo isso faz parte da ficção.
No entanto, muitas vidas são transformadas a cada dia em decorrência das novas tecnologias, através dos grandes produtores que criam maquinas cada vez mais complexas porém danosas para se próprio e para os consumidores que acabam trocando as relações sociais por amizades virtuais, compras, entre outros, expondo sua vida pessoal o que pode servir de brecha para que os maus intencionados usem essas informações para prejudicá-los.
É preciso mantermo-nos “antenados” com a evolução tecnológica a qual nos põe em contato direto com o mundo, contudo, preparados e conscientes da sua importância e utilidades e do perigo quando nos expomos a uma rede mundial.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sobre o filme " A rede"


UNIVERSIDADE DO ESTADO BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
DOCENTE: WILSON CARNEIRO
DISCENTES: ANTONIA ROSANE, JAIANE, JESSICA, JOSIANE E MARCELISE.

 1- Na relação entre consumidor e produtor das novas tecnologias como devem se comportar as novas gerações atuais e futuras?

As novas tecnologias vem crescendo de forma acelerada. No Brasil cerca de 12.823 escolas de ensino médio têm acesso à internet. Esse valor corresponde a 55% dessas escolas. Percebe-se que as pessoas já não conseguem ficar sem os aparelhos tecnológicos, pois os mesmos facilitam as atividades do dia-a-dia. A tecnologia tem contribuído para com os trabalhos nas empresas, escolas, na comunicação e até mesmo na vida e na formação pessoal de cada cidadão, porém, é preciso que as novas gerações fiquem atentas, observando com cuidado quais são as contribuições dessas tecnologias e procurar utilizá-las da melhor forma possível facilitando seu cotidiano sem prejudicar a natureza e a si mesmo. O consumidor precisa procurar conhecer os benefícios e malefícios dos produtos para saber manipular de forma correta, e assim, acompanhar suas inovações.
Vale ressaltar que no filme “A rede”, a protagonista tem sua identidade roubada, contudo, se ela não dominasse com competência o sistema, não teria conseguido recuperar sua identidade. Esse filme nos mostra a importância de saber dominar os meios digitais, meio este que se torna perigoso quando as pessoas o utilizam com intenções de prejudicar algo ou alguém.

domingo, 11 de dezembro de 2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
DOSCENTE: WILSOM CARNEIRO
                                                            Analice Pinheiro Costa; Marcos Brandão; Sônia Cristina; Suzana Mota; Vagner  Sain

FILME:  A.I.  INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O filme A.I. demonstra  com muita propriedade o que os cientistas são capazes, criar robôs que quase se parecem humanos. Um casal procura uma criança para substituir seu filho que tem uma doença incurável, o que eles não contavam que seu filho Martin se recuperasse e voltasse para casa muitos meses depois, mas Mônica sua mãe já havia se apegado a David o robô/criança. Excelente filme onde mostra o quanto o ser humano pode ser frio e calculista, demonstrada em algumas atitudes de Martin com relação a David, com ciúmes de sua mãe e não por amor, por outro lado David faz tudo para conquistar o amor de Mônica, que fica dividida entre os dois, e impressionada como uma máquina pode ter atitudes tão humanas, mas que infelizmente ela teve que optar por Martin e abandonou David a própria sorte.
O fim da trama mostra a saga de David para reencontrar Mônica, e o que mais mexe com a emoção é poder perceber, que David pediu com fé a santa que o ajudasse e ficou por 2.000 anos congelado. Quando seus amigos puderam lhe ajudar ele resolveu voltar e refez o caminho na esperança de reviver tudo o que deixou para trás, e realizou seu sonho por poucas horas, onde ele pôde demonstrar toda sua emoção e amor pela mãe que ele elegeu e amou por milênios.
Na maioria das vezes o ser humano é tão insensível e cruel que não parece ter coração se assemelhando a uma máquina, enquanto uma máquina/robô pode se humanizar e ter emoções mais sinceras. Com a diferença que não bate no peito um coração de sangue e artérias, e sim fios e eletrodos.

                                                         FILME: A REDE
O filme alerta o quanto  é vulnerável a internet (rede), e demonstra o perigo da comunicação não verbal, podemos imaginar um mundo onde as nossas vidas estão todas gravadas (cena do encontro de Hope com o namorado no restaurante) e várias outras que se passam no desenrolar da trama, em um mundo onde todos os indícios de nossas vidas estão em computador...e de repente tudo pode ser apagado.
A analista Hope depois de ter sido contratada por uma organização esbarra em um programa que ele jamais poderia ter visto, é perseguida por esta organização, que não a deixará em paz e até na prisão ela foi parar. Com muita ação e suspense Hope tem sua vida e identidade apagadas, passando a ser outra pessoa. Com a Judá de outros “companheiros” (Interpol) consegue sair da prisão e fugir, alcançando a liberdade. Analisando toda a trama do filme, chegamos a conclusão que a relação entre produtor e consumidor deve ser limitada, não expondo demais suas vidas, principalmente as gerações atuais e futuras que gostam de expor suas vidas na rede.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Estudantes do curso letras com habilitação em língua portuguesa e literatura e licenciatura, na universidade do estado da Bahia-UNEB do departamento de educação no campus XIV, professor - Wilson Carneiro.
Maria Sena e Rodrigo Cordeiro.


   O texto a seguir é um resumo sobre o documentário "O buraco branco no tempo" (inspirado no livro de Peter Russel):

            O documentário trás questionamentos e explicações a cerca da evolução humana, como também, da tecnologia pelo homem inventada, desde a primeira partícula até os atuais e sofisticados computadores e satélites.
            O filme expõe com palavras de fácil acesso e entendimento as descobertas tecnológicas e quais utilidades o homem faz dela.
            Tal evolução, (humana e tecnológica) possibilitou ao homem a transformação dos seres e seu habitat, tendo ai o lado positivo do progresso.
            Porem, em tudo que há o labo bom, também há o lado ruim. E sem fugir a regra, com o crescimento do conhecimento tecnológico do homem, a terra virou uma grande obra de arte inacabada, desenvolvendo nos seres o fascínio pelo novo, pelo desafio às quais as novas tecnológicas proporcionam. Causando assim, um caos total no mundo. A enxurrada de informação, e consumismo desenfreado provoca a desordem no sistema planetário, aumentando o nível de objetos jogados no meio ambiente ameaçando a sobrevivência individual e coletiva da sociedade.
            As pessoas tentam substituir o vazio pessoal por bens de consumos, ou seja, bens matérias que saciarão o ego momentaneamente, desencadeando o amor pelas “coisas”, ocasionando o afastamento das pessoas entre si, criando o abismo ao qual nos jogaremos.
            Sendo assim, o filme tenta conscientizar os indivíduos do poder que há nos seres humanos em descobrir novas tecnologias que visem melhorias para o mundo, mas, que este mesmo poder poderia ser utilizado conscientemente buscando preservar o meio ambiente.



RESUMO DO FILME A.I INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


O filme contextualiza o amor e as frustações humanas, numa perspectiva da invenção de robôs em detrimento de pessoas normais, uma vez que, para não ser incomodado o homem inventa uma nova forma de substituir aquilo que te falta.
Uma fabrica de “pessoas” no qual o único objetivo seria suprir as necessidades humanas, maquinas sem efeitos das reações sentimentais ou mesmo dolosa, programadas para obedecer ao seu dono.
O drama conta relata a ambição humana em que desafia o poder da criação divina, fazendo da tecnologia uma porta aberta para a obtenção daquilo que nem o poder nem o dinheiro não são capazes de comprar: o amor, a amizade, carinho, e o mais absurdo um “filho robô”, no qual seriam depositados todos os sentimentos adquiridos pelo homem em fase de crescimento, sentimentos esses essenciais à sobrevivência harmoniosa e feliz em família.
Em contra partida, o autor faz um paralelo entre os serie humanos e os robôs, instigando do publico um questionamento sobre suas ações e sentimentos para com outras pessoas.
Uma vez que fazemos o mesmo com as pessoas tidas como amadas por nós, substituímo-las, deixando de lado, julgando-os a todo instantes como seres descarteis.  Ate chegarmos a conclusão de não existe ninguém igual, e que somos todos frutos de um mesmo objetivo de Deus, fomos criado para apoiar nos piores e melhor momento de nossas vidas.
Estudantes do curso letras com habilitação em língua portuguesa e literatura e licenciatura, na universidade do estado da Bahia-UNEB do departamento de educação no campus XIV, professor - Wilson Carneiro.
Maria Sena e Rodrigo Cordeiro.


EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

·         A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado;
·         Educar em uma sociedade da informação trata-se de formar os indivíduos para “aprender a aprender”, de modo a serem capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica;
·         Pensar a educação na sociedade da informação exige considerar um leque de aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação, a começar pelo papel que elas desempenham na construção de uma sociedade que tenha a inclusão e a justiça social como uma das prioridades principais;
·         As tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas para integrar a escola e a comunidade, de tal sorte que a educação mobilize a sociedade e a clivagem entre o formal e o informal seja vencida;
  • Educar em uma sociedade da informação significa: capacitar as pessoas para o uso das tecnologias; investir na criação de competências que permitam uma atuação efetiva na produção de bens e serviços;
  • Um grande desafio para o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação em educação é o de implantação de uma infraestrutura adequada em escolas e outras instituições de ensino;
·         A instalação de uma infraestrutura nas escolas e outras instituições de ensino de um país é do ponto de vista econômico, pouco atraente;
·          Operar com fluência os novos  meios e ferramentas em seu trabalho;
·         Conectividade em rede, viabilizada por algumas linhas telefônicas um enlace dedicado por escola à internet.
  • O problema fundamental em relação à disponibilização dessa infraestrutura são custos;
  • O primeiro impacto de tecnologias de informação e comunicação na educação foi o advento dos computadores, o processamento numérico, processamento simbólico, lógico, e a capacidade de comunicação que veio amplificar a interação de multimídia e a instrumentação de dispositivos físicos como também a interligação de computadores e pessoas em locais distantes;
  • A internet no ensino a distância possibilita a oferta de oportunidade de aprendizado para estudo em casa ou no trabalho, em qualquer horário;
  • E a individualização do processo educativo, mesmo em esquema de grande escala devido à maior interatividade proporcionada pela internet;
  • A organização do trabalho em equipe em intensa cooperação e envolvendo pessoas geograficamente dispersas e trabalhando em horário distinto;
  • O desafio da formação tecnológica atribui maior peso na capacidade de geração,  aplicação e uso de tecnologias de um país que a produção de bens e serviços;
  • A geração de tecnologias resulta do esforço da comunidade de pesquisa dirigido ou não para alvos específicos;
  • É preciso aumentar o nível de alfabetização digital do país;
  • É preciso qualificar minimamente novos profissionais de nível técnico e superior.