por Josimar Santana e
Jucimara Neri
4.1 – DO QUE SE TRATA
- · A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado.
- · Educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação: trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços,
- · Trata-se também de formar os indivíduos para “aprender a aprender”, de modo a serem capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica.
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
- · Pensar a educação na sociedade da informação exige considerar um leque de aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação
- · Inclusão social pressupõe formação para a cidadania
- · As tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas também para a democratização dos processos sociais
- · As tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas para integrar a escola e a comunidade
- · Formar o cidadão Significa capacitar as pessoas para a tomada de decisões e para a escolha informada acerca de todos os aspectos na vida em sociedade que as afetam
INFRA- ESTRUTURA DE INFORMÁTICA E REDES PARA EDUCAÇÃO
- · A instalação de uma infra-estrutura nas escolas é do ponto de vista econômico, pouco atraente
- · O problema fundamental em relação à disponibilização dessa infra-estrutura é essencialmente de custos
- · Os países em desenvolvimento enfrentam vários problemas para fazer face a esse desafio
- · Os preços de equipamentos são muito mais altos do que nos países avançados.
NOVOS MEIOS DE APRENDIZAGEM
- · O primeiro impacto de tecnologias de informação e comunicação na educação foi ocasionado pelo advento de computadores
- · Além de propiciar uma rápida difusão de material didático e de informações de interesse para pais, as novas tecnologias permitem, entre outras possibilidades, a construção interdisciplinar de informações produzidas individualmente ou em grupo por parte dos alunos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- · Isto permite oferecer boas oportunidades de educação para os interessados, mesmo que em áreas remotas e desprovidas de boas oportunidades locais de educação.
- · A oferta de oportunidades de aprendizado para estudo em casa ou no trabalho.
- · Maior interatividade propiciada pela Internet.
- · Organização do trabalho em equipe
- · O modelo de ensino a distância baseado em vídeo prosperou com um amplo potencial de aproveitamento futuro.
- · As novas tecnologias de informação e comunicação abrem oportunidades para integrar, enriquecer e expandir os materiais instrucionais.
O DESAFIO DA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA
- · Desde o final da década de 60, as tecnologias de informação e comunicação foram consideradas vetores de desenvolvimento econômico e social.
- · A geração de tecnologias resulta do esforço da comunidade de pesquisa
- · Para países em desenvolvimento, a capacidade de absorver novas tecnologias é tão ou mais importante do que a capacidade de gerar essas tecnologias.
- · Há carência global de técnicos capacitados para a geração e aplicação de tecnologias de informação e comunicação.
- · A alfabetização digital precisa ser promovida em todos os níveis de ensino por meio da renovação curricular para todas áreas de especialização.
- · A aplicação de tecnologias de informação e comunicação pode ser objeto de formação desde o nível médio.
- · A aplicação de tecnologias de informação e comunicação em quaisquer outras áreas.
- · Denominar essa capacidade específica em tecnologias de informação e comunicação.
NOVOS CURRÍCULOS
- · No nível médio, novas profissões surgiram com a difusão de tecnologias de informação e comunicação.
- · No nível de graduação, alguns currículos estão irremediavelmente obsoletos pela revolução das tecnologias de informação e comunicação.
- · As licenciaturas necessitam de uso de tecnologias de informação e comunicação, para contemplar a formação de professores familiarizados com o uso dessas novas tecnologias.
4.2 – ONDE ESTAMOS
- · Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o setor público brasileiro gasta 4,8% do PIB com educação no Brasil.
- · O Brasil ainda apresenta uma elevada taxa de analfabetismo.
- · O Brasil possui 2,5 milhões de alunos no ensino superior. As exigências do cidadão rural pelo atendimento a seus direitos fundamentais e do mercado agrícola cada vez mais tecnificado e globalizado tornam as necessidades de educação e de informação ainda mais relevantes.
INFORMATIZAÇÃO EM ESCOLA
- · A maioria das escolas brasileiras não está ainda conectada à Internet.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- · A maior iniciativa de educação a distância em operação no País é provavelmente a do Programa TV Escola.
- · O TV Escola obteve resultados significativos em diversas regiões do País.
CAPACITAÇÃO AVANÇADA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
- · A efetiva evolução de um país para a sociedade da informação depende do envolvimento ativo de seus quadros humanos.
- · O Brasil tem o maior número de doutores em Informática, mas ainda insuficiente para atender às necessidades atuais do País.
- · São consideradas importantes para o processo de formação de recursos humanos para as tecnologias de informação e comunicação, podem ser incluídas as áreas de ciência da informação, lingüística, comunicação, desenho industrial.
- · A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e comunicação demanda permanente atualização por parte do profissional.
4.3 – PARA ONDE VAMOS
- · É preciso aumentar drasticamente o nível de alfabetização digital do País.
- · O aumento do grau de tal penetração na sociedade brasileira depende, entre outros, da alfabetização digital das classes sociais economicamente menos favorecidas.
- · É preciso buscar modelo de conectividade amplo de escolas públicas e privadas.
- · O setor público deve articular, junto com vários segmentos da sociedade, iniciativas inovadoras, com forte apoio do setor privado, para assegurar o acesso das escolas às redes eletrônicas de comunicação.
- · É preciso qualificar minimamente novos profissionais de nível técnico e superior de todas as áreas nas novas tecnologias.
- · É preciso aumentar significativamente a formação de especialistas nas novas tecnologias em todos os níveis.
- · É preciso fazer uso em grande escala das novas tecnologias de informação e comunicação em ensino a distância.
- · É preciso criar laboratórios virtuais de apoio à pesquisa interdisciplinar por parte de especialistas geograficamente dispersos.
- · É preciso utilizar como tema transversal nos níveis de ensino fundamental e médio a leitura crítica e a produção de informações no meio provido pelas tecnologias da informação e comunicação.
Ok Josimar aqui é Wilson o professor, só estou conseguindo ver dois textos e os outros como vejo?
ResponderExcluirOK VISTO P/PROFESSOR
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