quarta-feira, 30 de novembro de 2011



UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
CURSO: LICENCIATURA, HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS.
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
DOCENTE: WILSON
DISCENTES:
                       MARCELISE
                       JESSICA
                       ANTONIA ROSANE
                       JOSIANE
                       JAIANE.

Respostas das questões relacionadas ao filme: Um buraco branco no tempo (Peter Russel).



I-                    A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA A QUEM SERVIU?

O filme “O buraco branco no tempo” fala da evolução do homem na Terra, suas dificuldades e acrescentamento.
A evolução humana teve inicio na Pré-história. Os seres humanos, com sua alta inteligência, descobriram e inventaram muitas coisas: a escrita, o rádio, o telefone, a televisão, o computador... Conheceram as riquezas que a natureza lhes oferecia e aprenderam a transformá-las.
Esse processo trouxe muitos benefícios para o ser humano, como mais conforto, facilidade e praticidade em sua vida diária, além do aumento da perspectiva de vida, com avanços na área da medicina.
Porém, a evolução do homem na Terra também acarretou muitos problemas. A poluição é um deles, agravado pelo crescimento das indústrias. Outro grande problema é o aquecimento global, causado pela gigante produção de gases estufa. Os homens passaram a ser mais consumistas. Compram objetos desnecessários, buscando uma felicidade falsa e momentânea e, desse modo, muitos resíduos são produzidos. A evolução tecnológica também contribui para a produção excessiva de resíduos prejudiciais ao meio.
Contudo os seres humanos precisam deixar de lado as diferenças aprendendo a lidar com defeito alheio, deve deixar a ganância, pois essa quando ligada a produções industriais, prejudica a natureza e muitas vezes as relações humanas, provocando discórdia e desentendimento. 

II-                 QUAL A EVOLUÇÃO DOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DO CRIADOR?

A teoria do criacionismo vem dizer que os seres humanos foram criados por Deus e que todos são filhos de Adão e Eva, os quais se tornaram pecadores por comer o fruto proibido. Com base em doutrinas religiosas o ser humano deve crescer mais em questões espirituais do que materiais. Para o criador a verdadeira evolução é a espiritual essa é que traz a paz verdadeira, promove o amor e a fraternidade entre os homens. Por essa perspectiva o ser humano não deve arriscar a vida em prol de prazeres supérfluos só para alimentar sua ambição destruindo a natureza e acabando com os relacionamentos.
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27


Um comentário:

  1. Otimo esse argumento: Para o criador a verdadeira evolução é a espiritual essa é que traz a paz verdadeira, promove o amor e a fraternidade entre os homens. Por essa perspectiva o ser humano não deve arriscar a vida em prol de prazeres supérfluos só para alimentar sua ambição destruindo a natureza e acabando com os relacionamentos.
    Prof. Wilson

    ResponderExcluir