sábado, 26 de novembro de 2011

Sociedade da Informação e Educação da Sociedade

                                                                Analice Pinheiro
Marcos Brandão
Sônia Cristina
Suzana Mota
Vagner Araújo







Trabalho apresentado a Universidade do Estado da Bahia, como requisito parcial da Disciplina Práticas Pedagógicas IV, sob a orientação do professor Wilson Carneiro.







Sociedade da Informação e Educação da Sociedade

O Livro Verde (2000) descreve à inserção do país no novo paradigma técnico-econômico (a Sociedade da Informação) como um meio de mudança da organização social da nação, pois seria capaz de impulsionar a competitividade do país no mercado mundial, sem prejuízo a preservação da identidade nacional, gerando o crescimento interno e a melhoria das condições sociais, econômicas e culturais.
  O objetivo do Programa Sociedade da Informação é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para a economia do País tenha condições de competir no mercado global. (TAKAHASHI, 2000:10)
A sociedade da informação é a sociedade que está atualmente a constituir-se, na qual são amplamente utilizadas tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação de baixo custo.  Esta generalização da utilização da informação e dos dados é acompanhada por inovações organizacionais, comerciais, sociais e jurídicas que alterarão profundamente o modo de vida tanto no mundo do trabalho como na sociedade em geral.
A mera disponibilização crescente da informação não basta para caracterizar uma sociedade da informação. O mais importante é o desencadeamento de um vasto e continuado processo de aprendizagem.
Para que sejam aproveitadas todas as vantagens econômicas e sociais do progresso tecnológico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a sociedade da informação deve acertar nos princípios da igualdade de oportunidades, participação e integração de todos, o que só será possível se todos tiverem acesso a uma quota mínima dos novos serviços e aplicações oferecidos pela sociedade da informação.
Educar, segundo o Livro Verde, abrange muito mais do que oferecer condições de acesso às novas tecnologias:
                                              Na nova economia, não basta dispor de uma infra-estrutura moderna de comunicação; é preciso competência para transformar informação em conhecimento. É a educação elemento-chave para a construção de uma sociedade da informação e condição essencial para que pessoas e organizações estejam aptas a lidar com o novo, a criar, e assim, a garantir seu espaço de liberdade e autonomia. (TAKAHASHI, 2000:7).
            “A sociedade da informação é representada pelo novo paradigma a técnico-econômico”, ou seja, ocorreram mudanças nas organizações econômicas e sociais. Onde as pessoas se comunicam mais rápido umas com as outras, aumentando assim o nível de informação e também o acesso a internet é utilizado para a realização de negócios e anúncios. Em cada país, a sociedade da informação está sendo construída em meio a diferentes condições e projetos de desenvolvimentos sociais.
Em curto período de oito anos a internet se espalhou praticamente para o mundo inteiro. Onde é possível assistir Televisão, telefonar, por meias linhas de fibras óticas, cabos submarinos e transmissões vias satélites e vários outras. Sendo essas conexões transmitidas em segundos e atualizadas, onde o usuário não se questiona como essa revolução vem acontecendo? Que conseqüências vêm trazendo para as pessoas?
No Brasil, a internet teve grande impulso, primeiramente na comunidade científica e, logo após, a expansão do setor privado. Nas telecomunicações, houve a privatização de todo o sistema brasileiro e a criação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), fatores que estão permitindo maior e mais rápida disponibilidade de acesso aos meios de comunicação.  E as atividades comerciais no Brasil por intermédio da internet contribuindo assim para a sua expansão.

Considerando a acelerada evolução do cenário tecnológico global, o Brasil deve dotar-se de programas, flexíveis e dinâmicos, de fomento à pesquisa, com foco no domínio de tecnologias-chave, para o desenvolvimento da indústria nacional. Devido o mercado de trabalho está melhorando e eliminando os empregos tradicionais, necessitando de mão de obra especializada com intuito de inserir o individuo numa sociedade digitalizada e informatizada. Para isso acontecer é necessário maior capacitação das classes menos favorecidas para que não haja exclusão social.

A educação da população se converte num diferencial competitivo para nações que almejam desenvolver-se internamente e externamente.
A capacidade de gerar, tratar e transmitir informação é a primeira etapa de uma cadeia de produção que se completa com sua aplicação no processo de agregação de valor a produtos e serviços. Nesse contexto, impõe-se, para empresas e trabalhadores, o desafio de adquirir a competência necessária para transformar informação em um recurso econômico estratégico, ou seja, o conhecimento. (TAKAHASHI, 2000:17)
O processo educacional precisa usar a informação e as tecnologias circulantes na sua função de organizadora, difusora e utilizadora do conhecimento como recurso de geração de novos conhecimentos, com vistas ao benefício e melhoria da sociedade. No cerne do novo paradigma tecnológico, várias  foram as aplicações no campo da educação, entre elas a educação a distância, as bibliotecas digitais, a videoconferência, o correio eletrônico, o trabalho a distância e os grupos de bate-papo.

A Sociedade da Informação está voltada para o uso das tecnologias de informação e comunicação. Uma de suas características é a capacidade de produção de informações em quantidade e diversidade. Esta realidade reflete diretamente na educação, uma vez que, o material utilizado no processo de ensino-aprendizagem passa a ser complementado pela tecnologia. Dessa forma, as técnicas de ensino voltadas para a mecanicidade são insuficientes para a preparação do cidadão mediante a Sociedade da Informação, em que pressupõe a capacidade de utilização dos novos recursos informacionais disponíveis.

A informação é um produto social e as novas tecnologias um meio detentor, formador e gerador do conhecimento. O próprio processo de disseminação ativa do conhecimento pode ser parte de uma estratégia de manutenção do poder. (SILVEIRA,2000, p. 87).

A educação viabiliza o projeto da sociedade do conhecimento e operacionaliza a formação e o exercício da cidadania. A cidadania constitui-se de três elementos, os direitos civis (liberdade individual), os direitos políticos (participação política) e os direitos sociais (bem-estar social e econômico). Nesse sentido, a educação é o elemento fundamental dos direitos sociais, afetando assim, o status da cidadania.

O surgimento da interação multimídia, as novas formas físicas de armazenamento da informação, a interligação de computadores e pessoas em locais distantes, são os novos meios de aprendizagem na educação. As novas tecnologias propiciam uma rápida difusão de informações, permitindo uma construção interdisciplinar, .abrem oportunidades para integrar, enriquecer e expandir os materiais instrucionais. Além disso, apresentam novas formas de interação e comunicação entre instrutores e alunos. (TAKAHASHI, 2000, p. 47).

Garantir a cidadania, assegurar os direitos de acesso à informação a educação, implica: modelo educacional que priorize a cidadania, maior eficiência no uso dos recursos públicos, consideração da diversidade cultural, oferta das técnicas e possibilidades de acesso à tecnologia, preparação do jovem para o mercado de trabalho. Essas e outras ações poderão proporcionar a sociedade uma globalização da informação e do conhecimento, que implicará no uso das novas tecnologias como um meio eficiente para a solução de problemas econômicos, políticos, sociais e culturais.

Considerando a acelerada evolução do cenário tecnológico global, o Brasil deve dotar-se de programas, flexíveis e dinâmicos, de fomento à pesquisa, com foco no domínio de tecnologias-chave, para o desenvolvimento da indústria nacional. Devido o mercado de trabalho está melhorando e eliminando os empregos tradicionais, necessitando de mão de obra especializada com intuito de inserir o individuo numa sociedade digitalizada e informatizada. Para isso acontecer é necessário maior capacitação das classes menos favorecidas para que não haja exclusão social.
As tecnologias da informação da ênfase a preservação da natureza, pois as novas mídias e redes eletrônicas criam-se condições mais favoráveis para a informação e conscientização públicas a respeito do meio ambiente, da educação ambiental e da cooperação nacional e internacional nessa área, facilitando a implantação de um modelo de desenvolvimento mais sustentável.

A Sociedade da Informação é um fenômeno global com dimensões políticas, econômicas e sociais. As novas tecnologias da informação e comunicação representam uma mudança na organização da sociedade, trazendo desafios quanto a geração, aplicação e uso desses recursos informacionais.

É preciso lembrar que para alcançar a alfabetização digital, primeiramente, deve-se investir em educação básica e nas escolas públicas. Minimizar o nível de analfabetismo,  na capacitação de professores e em educação continuada. Resolver os problemas educacionais básicos, e paralelamente, investir na educação
digital.



REFERÊNCIA:

Sociedade da informação no Brasil: livro verde / organizado por Tadao Takahashi. – Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. xxv, 195p. : il.; 26 cm.





















Um comentário:

  1. trablho bem elaborado e além do mais procurar informar e atender os requisitos necessário para efetuar publicação
    Prof. Wilson

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