domingo, 27 de novembro de 2011

Resumo do texto:CIBERESPAÇO E FORMAÇÃO ABERTAS: Rumo a Novas Práticas educacionais?


UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
CURSO: LICENCIATURA, HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
PROFESSORA: WILSON
GRADUANDAS: ALINE NÁDIA MIRANDA SANTOS
                                EDNA MARIA CARNEIRO DOS SANTOS FERREIRA
                                ELIENE ARAÚJO SANTANA
                                FLÁVIA REGINA DE MATOS MASCARENHAS
                                LAILA TARCISIA SILVA MUNIZ
                                LUCILA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA RIOS

Resumo do texto:


CIBERESPAÇO E FORMAÇÃO ABERTAS: Rumo a Novas Práticas educacionais? / organizado por Sérafhin Alava; trad. Fátima Murad-Porto Alegre: Artmed, 2002.



     A chegada da internet nos estabelecimentos escolares, assim como seu desenvolvimento nos locais de formação, favoreceu a emergência de novas práticas de aprendizagem autodidatas. Pode-se dizer que a internet é um imenso livro sem fim, ela é simplesmente uma nova máquina de ler, mera interface de consulta  que , sem modificar nossas práticas, nos oferece novas oportunidades de leituras.Estamos atualmente fortemente sensibilizados para os riscos de submersão informacional, pois hoje a internet é imensa, e é hoje, enfim, que ela pode dar lugar a todos os caminhos possíveis. Michel Serres afirma que no momento que o atalho se interrompe: então comece a viagem. No momento em que o ciberespaço se torna caótico, passam a ter lugar propícios para a leitura, e mais caminhos de descoberta e espaços de escolhas, a internet não é um espaço educativo construído para o aluno, o estudante, o aprendiz; é um espaço aberto e vivo; portanto um  mundo de riscos, logo a leitura não é simples, linear e seqüencial, o  texto se esconde, foge tendo de ser capturado  e desdobrado. Na internet existem diversas formas de leitura envolvidos num emaranhado de páginas, o aluno se submete e se deixa se conduzir pela leitura, ele se apropria de novas formas de ler, de agir, de pensar etc. O domínio de leitura cibernética pressupõe ao mesmo tempo o domínio de competências de leitura, de habilidades informacionais, de condutas sociais e o acionamento de procedimentos cognitivos adequados. A internet nos metamorfoseia, e nós a construímos por meio de nossas leituras. Em pesquisa realizadas sobre projetos de leitura ciberespaço foi identificado diversas formas de leitura na Web, como: Leitura-passeio, que é uma atividade em que o sujeito de fato não busca outra coisa a não ser ficar circulando sem objetivo, uma passada ligeira ou ativa em diversas páginas de um site, depois de vários sites. Leitura ativa informacional ou em projeto é a possibilidade que o leitor tem de interagir com as massas de informações. A net não escapa a essa possibilidade e rapidamente surgem ferramentas de intermediação ajudando o sujeito a interagir melhor. Leitura estruturada dirigida, de confronto ou sintética, nesse tipo de leitura o sujeito deve desenvolver uma estratégia de pesquisa, seja para reunir informações diversas sobre um tema ou para fazer uma coleta de informações a fim de confrontar sua opinião. A pesquisa em tempo integral comporta dificuldades específicas que o leitor/pesquisador deve aprender a dominar, de fato a referencia disciplinar, a utilização de palavras-chave ou palavras temáticas nem sempre é pertinente, para dominar a palavra o leitor deve aprender a captar os contextos de publicação e ao mesmo tempo adaptar sua opinião. Para navegar e orientar-se na leitura, o leitor dispõe de cada vez mais guias, mecanismos de pesquisas que lhe oferecem as ferramentas de pesquisas em texto integral, na maior parte dos casos. Assim ler a internet inicia no risco da significação pois o risco da leitura chega ao seu máximo, pois sem domínio compartilhado dessa metaleitura, a net poderia tornar-se, se não se tomasse cuidado, o ultimo espaço para os infos-riscos e letrados.

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