quarta-feira, 30 de novembro de 2011

FICHAMENTO A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

            UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA –UNEB
                           DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
                           COMPONENTE CURRICULAR: PRÁ TICA PEDAGÓGICA
                           DISCENTES: WILSON CARNEIRO E JUREIA
                           DOCENTES: ANA GLECIA, CATIANE, GRAZIELE,MARLA MIRELA E ROSANA
 
                              
                                                            FICHAMENTO

                                               A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO


·         Assistir à televisão, falar ao telefone, movimentar a conta do terminal bancário pela Internet, verificar multas de trânsito, comprar discos, trocar mensagens com o outro lado do planeta, pesquisa e estudar são hoje atividades cotidianas, no mundo inteiro e no Brasil.
·         Viver na Sociedade da Informação, uma nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades há apenas poucos anos inimagináveis assumindo valores sociais e econômicos fundamentais.
·         Três fenômenos inter-relacionados estão na origem da transformação em curso;
·         O primeiro a convergência da base tecnológica decorre do fato de se poder representar e processar qualquer tipo de informação de uma única forma, a  digital.
·         O segundo aspecto é a dinâmica da indústria, que tem proporcionado contínua queda dos preços dos computadores relativamente à potência computacional, permitindo a popularização crescente do uso dessas máquinas.

·         O terceiro aspecto na base dessa revolução é o fantástico crescimento da Internet: nos EUA, a Internet atingiu 50 milhões de usuários em somente quatro anos.
·         A Internet se disseminou por praticamente todo o mundo, propiciando conectividade a países até então fora de redes e substituindo outras tecnologias.
·         Em comparação com a de outros serviços, mostra que ela se tornou um padrão se tornou um padrão de fato, e que se está diante de um fenômeno singular, a ser considerado como fator, estratégico fundamental para o desenvolvimento das nações.
·         A sociedade da informação não é um modismo.
·         Representa uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia.
·         Tem ainda marcante dimensão social, em virtude do seu elevado potencial de promover a integração, ao reduzir as distâncias entre pessoas e aumentar o seu nível de informação.
·         Em cada país, a sociedade da informação está sendo construída em meio a diferentes condições e projetos de desenvolvimento social, segundo estratégias moldadas de acordo com cada contexto.
·         Ao Brasil urge acelerar o processo de articulação efetiva de um programa nacional para a sociedade da informação
·         A Internet brasileira teve grande impulso, primeiramente na comunidade científica e, logo após, como plataforma de expansão do setor privado
·         O País dispõe, pois, dos elementos essenciais para a condução de uma iniciativa nacional rumoà sociedade da informação
·         O Programa busca contribuir, de forma efetiva, para:
      a construção de uma sociedade mais justa,
      a sustentabilidade de um padrão de desenvolvimento que respeite as diferenças e busque o equilíbrio regional;
      a efetiva participação social, sustentáculo da democracia política.
·         O caminho rumo à sociedade da informação é repleto de desafios em todos os países. Compete a cada um encontrar sua rota e suas prioridades.
·         O comércio eletrônico apresenta taxas de crescimento sem paralelo, tanto nas transações entre empresas e consumidores, como nos negócios entre empresas, que é onde atualmente se realiza o mais alto nível de geração de receita.
·         As Pequenas e Médias Empresas (PME) têm especial importância estratégica pelo seu elevado potencial gerador de emprego, trabalho e renda.
·         Na sociedade da informação, o cenário econômico transforma-se de tal modo que inovar e converter conhecimento em vantagem competitiva passam a constituir importantes diferenciais.
·         A nova economia revoluciona as estruturas produtivas, e o mercado de trabalho se transforma radicalmente.
·         Para o Brasil, o desafio é tirar partido do avanço tecnológico para gerar mais e melhores alternativas de trabalho, que possam chegar à população de baixa renda e às minorias marginalizadas.
·         As tecnologias de informação e comunicação ainda não chegam à maior parte da população do planeta em que pese o ritmo veloz de sua disseminação.
·         . A dinâmica da sociedade da informação requer educação continuada ao longo da vida, que permita ao indivíduo não apenas acompanhar as mudanças tecnológicas, mas sobretudo inovar.
·         Conteúdos circulam hoje, em escala planetária e de forma acelerada, por meio da Internet e das novas mídias eletrônicas.
·         A tecnologia pode ainda ser largamente aplicada para aperfeiçoar a própria gestão do governo – coordenação, planejamento, execução e controle de ações, contabilidade pública.
·         Com apoio das tecnologias da informação e comunicação, é possível criar sistemas e serviços avançados de informação e de prevenção de riscos sobre o meio ambiente, como alerta e suporte às políticas públicas, estratégias empresariais e ações sociais.
·         O avanço das tecnologias de informação e comunicação resultou no desenvolvimento de um grande número de aplicações, como tele medicina, ensino a distância, comércio eletrônico.
·         As novas tecnologias de informação e comunicação são estratégicas nesse esforço, pois constituem um dos elos básicos na informação e comunicação pois constituem um dos elos básicos na quebra de barreiras espaço-temporais, facilitando a comunicação e o intercâmbio regional em todas as áreas de atividades e contribuindo para a intensificação do comércio na região.
·         O objetivo do Programa Sociedade da Informação é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação.
·         A execução do Programa pressupõe o compartilhamento de responsabilidades
·         entre os três setores: governo, iniciativa privada e sociedade civil.
·         Linhas de Ação: Mercado, trabalho e oportunidades; Universalização de serviços para a cidadania; Educação na sociedade da informação; Conteúdos e identidade cultural; Governo ao alcance de todos; Infra-estrutura avançada e novos serviço.;P&D, tecnologias-chave e aplicações.
·         A sociedade da informação deve ser resultado da colaboração entre diferentes parceiros, nos níveis local, nacional e internacional

REFERÊNCIAS :
Livro Verde,cap. 1 A  Sociedade da Informação.
Site MCT.GOV.BR.
                    















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