quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Educação na Sociedade da Informação -Sociedade da Informação no Brasil – Livro Verde

               UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA –UNEB
              DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIV
               COMPONENTE CURRICULAR: PRÁ TICA PEDAGÓGICA
               DISCENTES: WILSON CARNEIRO E JUREIA
               DOCENTES: ANA GLECIA, CATIANE,GRAZIELE,MARLA MIRELA , ROSANA


                                                                              FICHAMENTO


                                   Sociedade da Informação no Brasil – Livro Verde Cap. IV

1. A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado;
1.1 Educar  em uma sociedade da informação significa formar os indivíduos para “aprender a aprender”, de modo a serem capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica;
1.2 Pensar a educação na sociedade da informação exige considerar um leque de aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação, a começar pelo papel que elas desempenham na construção de uma sociedade que tenha a inclusão e a justiça social como uma das prioridades principais;
1.3 As tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas para integrar a
escola e a comunidade, de tal sorte que a educação mobilize a sociedade e a clivagem entre o
formal e o informal seja vencida;
1.4 A disseminação da Internet nos anos recentes tem feito ressurgir com novo ímpeto o interesse em Educação a Distância como mecanismo complementar, substitutivo ou integrante de ensino presencial;
1.5 A maior iniciativa de educação a distância em operação no País é provavelmente a do Programa TV Escola, da Secretaria de Educação a Distância do MEC, baseado em disseminação de material didático via TV, complementado por atividades presenciais ou de interação a distância;
1.6 Há carência global de técnicos capacitados para a geração e aplicação de tecnologias de informação e comunicação;
1.7 Uma outra iniciativa de destaque é o Telecurso 2000, a partir do qual tem sido realizado o projeto Telessalas 2000;
1.8 A efetiva evolução de um país para a sociedade da informação depende do envolvimento ativo de seus quadros humanos, especialmente de seus cientistas e pesquisadores em tecnologias de informação e comunicação;
1.9 A demanda por profissionais qualificados exigirá uma ampliação significativa da capacidade instalada de cursos de pós-graduação no País;
2. O Brasil tem mantido, já por quase uma década, várias iniciativas nacionais de pesquisa
multiinstitucional em tecnologias de informação e comunicação, através do MCT, envolvendo universidades e empresas;
2.1 A penetração natural das novas tecnologias de informação e comunicação tende a estagnar, pois hoje ela se restringe basicamente às classes de maior poder aquisitivo;
2.2 Um aumento significativo do grau de penetração é essencial para deixar a sociedade mais bem preparada para as mudanças em curso;
2.3 A fim de habilitar minimamente profissionais de outras áreas no desenvolvimento de aplicações é necessário que atividades educacionais usem mais intensivamente a informática como meio;
2.4 A leitura e produção em multimeios deve ser abordada nas diferentes disciplinas. A produção interdisciplinar de materiais por parte dos alunos deve ser incentivada para que sejam estabelecidas relações entre assuntos variados.

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