quarta-feira, 30 de novembro de 2011

FICHAMENTO DO TEXTO A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-CAMPUS XIV
COMPONENTE CURRICULAR-PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOCENTE-WILSON CARNEIRO E JURÉIA FERREIRA
DISCENTE-CRISTINA,ELIELZA,GARDENIA,JOSE ELIEVALDO,MÁRCIA, MAYANE,MARINEZ




FICHAMENTO: A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

  • Assistir à televisão, falar ao telefone, movimentar a conta do terminal bancário e, pela internet,verificar multas de trânsito, comprar discos, trocar mensagens com o outro lado do planeta, pesquisar e estudar são hoje atividades cotidianas, no mundo inteiro e no Brasil.
  • A convergência da base é a representação de qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital.
  • A dinâmica da indústria, proporciona uma queda contínua no preço dos computadores, permitindo a popularização do uso dessas máquinas.
  • O crecimento da internet, ocorre em grande parte do dois primeiros fenômenos.
  • A sociedade da informação não é modismo.É um fenômeno global, com elevedo potencial transformador das atividades sociais e econômicas.
  • As tecnologias envolvidas vêm transformando as estruturas e as práticas de produção,comercialização, consumo e de cooperação.
  • Para o Brasil,há uma urgência em acelerar o processo de articulação de um programa nacional para a sociedade da informação.
  • As atividades comerciais no Brasil que se valem da internet estão ganhando enorme expressão, pois o país dispõe dos elementos essenciais para a condução de uma iniciativa nacional rumo à sociedade da informação.
  • O cenário econômico transforma-se de tal modo que inovar e converter conhecimento em vantagem competitiva passam a constituir importantes diferenciais.
  • Os empregos e as atividades tradicionais são transformadas, substituídos e até eliminados.
  • O maior acesso à informação poderá conduzir a sociedades e relações sociais mais democráticas, mas também poderá gerar uma nova lógica de exclusão, acentuando as desigualdades e exclusões.
  • É a educação o elemento chave para a contrução de uma sociedade da informação e condição essencial para que as pessoas e organizações estejam aptas a lidar com o novo.
  • A tecnologia pode ser mais um elemento integrador, por reduzir distâncias, tempos e custos.
  •  O governo, nos níveis federal,estadual e municipal, tem o papel de assegurar o acesso universal às tecnologias da informação e comunicação e a seus benefícios independentemente da localizaçaõ geográfica e da situação social do cidadão.
  • Cidadãos, setor privado,setor acadêmico, governo-devem participar do processo de concepção e de execusão das atividades que converterão o projeto conjunto da sociedade da informação em realidade concreta.           
Educação na Sociedade da Informação

  • Educar em uma sociedade da informaçao significa:capacitar as pessoas para o uso das tecnologias; investir na criação de competências que permitam uma atuação efetiva na produção de bens e serviços;
  • Tomar decisões fundamentais no conhecimento;
  • Operar com fluência os novos  meios e ferramentas em seu trabalho;
  • Aplicar criativamente as novas mídias,formar os indivíduos para aprender a apreender, serem  capazes de lidar positivamente com as bases tecnológicas.
  • Educação  para a cidadania  exige considerar aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação.
  • Desempenham um papel na construção de uma sociedade de inclusão e de injustiça social.
  • Formar cidadão significa capacitar as pessoas para a tomada de decisões acerca de todos os aspectos na vida em sociedade sem se deixar levar cegamente pelo poder econômico ou político.
  • A infra-estrutura se compõe de:computadores, dispositivos especiais e software educacional nas salas de aula em laboratórios das escolas, e outras instituições.
  • Conectividade em rede, viabilizada por algumas linhas telefônicase um enlace dedicado por escola à internet.
  • O problema fundamental em relação à disponibilização dessa infra-estrutura são custos.
  • Há em adição o custo do serviço de comunicação e de acesso à internet.
  • O primeiro impacto de tecnologias de informação e comunicação na educação foi o advento dos computadores, o processamento numérico, processamento simbólico, lógico, e a capacidade de comunicação que veio amplificar a interação de multimídia e a instrumentaçao de dispositivos físicos como também a interligação de computadores e pessoas em locais distantes.
  • A internet no ensino a distância possibilita a oferta de oportunidade de aprendizado para estudo em casa ou no trabalho, em qualquer horário.
  • E a individualização do processo educativo, mesmo em esquema de grande escala devido à maior interatividade proporcionada pela internet.
  • A organização do trabalho em equipe em intensa cooperação e envolvendo pessoas geograficamente dispersas e trabalhando em horário distintos.
  • O desafio da formação tecnológica atribui maior peso na capacidade de geração,  aplicação e uso de tecnologias de um país que a produção de bens e serviços.
  • A geração de tecnologias resulta do esforço da comunidade de pesquisa dirigido ou não para alvos específicos .
  • É preciso aumentar o nível de alfabetização digital do país.
  • É preciso qualificar minimamente novos profissionais de nível técnico e superior.    

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